Blogagem Coletiva - Aliança dos Blogs: Novembro

 

Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva!

Todos os meses, eu e três amigos blogueiros super queridos: a Danielle, o Lucas e o Tom, apresentamos nos nossos BLOGS, as postagens da ALIANÇA DOS BLOGS. ⁣⁣O tema deste mês é MOMENTOS HISTÓRICOS.

Eu gosto muito desta temática e sempre aprendo com este tipo de leitura. 

Por isso trouxe cinco dicas de livros que li e adorei, para indicar para vocês. Me digam se já leram, se conhecem e se querem ler. Todos tem resenhas aqui no BLOG. É só clicar no título que será direcionado para a postagem correspondente. Vamos conferir?

Demerara, Wagner Barreira, Editora Instante
Quando eu soube deste lançamento, motivos para querer ler Demorara não faltaram. Amo livros com temáticas históricas e adoro livros escritos por jornalistas. Além disso o livro aborda a questão da gripe espanhola, que eu sempre acompanhei com curiosidade e agora, com a pandemia de Covid-19, se tornou ainda mais atual. E assim mergulhei nesta leitura. Antes de começar eu já sabia que ia gostar dela e não me decepcionei, muito pelo contrário, foi uma leitura densa, sofrida e ao mesmo tempo necessária.


O livro conta as lembranças da infância e da adolescência da autora. Impossível não me identificar com seus antecedentes italianos. Outro ponto forte do livro são as descrições da cidade de São Paulo na década de 30. Muito bacana ler sobre estas paisagens. Muitas nem conseguimos imaginar nos dias de hoje, como eram naquela época.


Se você gosta de história, daquelas bem contadas, você não pode deixar de ler 1932 São Paulo em chamas - Como a Revolução Constitucionalista conquistou corações de estudantes, trabalhadores, donas de casa, empresários e quase derrubou Getúlio Vargas. Luiz Octavio escreveu um livro simplesmente DELICIOSO! A história narrada por um pesquisador atento e cuidadoso torna-se um prazer. Como é bom aprender assim. A leitura foi muito fluida e prendeu minha atenção do início ao fim. 


Para quem como eu nasceu em plena ditadura, teve aula de  EMC (Educação Moral e Cívica) e de OSPB (Organização Social e Política do Brasil) é um alento, mesmo depois de tantos anos, voltar a estudar temas espinhosos, de uma forma mais fluida e interessante. O que mais gostei é que mais uma vez, Luiz Octávio apresenta um livro muito bem escrito, é nítido o cuidado dele no texto, escrito com imparcialidade e neutralidade. Este é um livro extremamente importante e atual, tendo em vista o momento que vivenciamos. 


Este é um livro muito interessante e muito bem escrito. Mary fez uma pesquisa cuidadosa e esmiuçou a vida de D. Maria I desde antes do seu nascimento. Apesar do assunto complexo, a narrativa da autora é fluida e de fácil entendimento. Foi uma leitura muito prazerosa.

Não deixe de passar nos blogs participantes, para conferir as postagens dos nossos amigos:

Danielle SV "Para a décima primeira publicação da Aliança dos Blogs que é uma blogagem coletiva  - o tema é: Momentos Históricos e para ele trouxe a Revolução Francesa. Que foi um período, de intensa movimentação política e social entre 1789 e 1799 com grandes impactos no país e na Europa. Gosto muito de política e história pois é preciso saber como foi o passado para entender um pouco do presente. Esse é um livro com poucas páginas, porém muito útil e de fácil leitura para quem deseja entender um pouco sobre alguns cenários desse grande momento histórico e para isso o autor dividiu o livro em três quadro."

Lucas - Leitor dos Sonhos "Olá, Sonhadores! O tema escolhido para a Aliança dos Blogs desse mês combina muito com onde eu estou nesse momento: a Itália! Se tem um país que foi palco de diversos momentos importantes para a História da humanidade é esse país. E para esse tema, eu decidi trazer uma lista de livros cujas histórias se passam em um desses momentos importantes."

Tom Dutra - "Eu e meus amigos tivemos a missão de trazer esse mês algo relacionado com o tema "Momentos Históricos" e eu não consigo pensar em personagens que tenham bagunçado tantos desses momentos como os Animaniacs! Essa é a minha dica da vez!"


Posts relacionados: 

Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas