RESENHA: Os Perigos do imperador - Um romance do segundo reinado, DE Ruy Castro, COMPANHIA DAS LETRAS
A resenha de hoje é do livro Os Perigos do imperador - Um romance do segundo reinado, Ruy Castro, de Ruy Castro, Editora Companhia das Letras.
E se Dom Pedro II tivesse sido vítima de uma tentativa de assassinato em sua visita à Nova York? Já pensou nesta possibilidade?
Nesta trama, durante uma visita aos EUA nosso imperador quase perdeu a vida, vítima de uma emboscada de brasileiros que queria que a república assumisse o governo do país.
O mais instigante neste livro é tentar descobrir o que é real e o que é ficção.
Uma delícia de livro! Só um talento como Ruy Castro poderia pensar numa trama desta. Uma mistura de ficção (o narrador) com fatos reais (cartas e diários dos personagens envolvidos na trama).
A ambientação é ótima, inclusive as curiosidades sobre o nosso imperador. Não é à toa que o autor é um dos nossos melhores biógrafos.
Ruy conta que o projeto do livro começou com um antigo caderno que encontrou em uma feira de antiguidades, comprado por apenas 5 reais. Para a sua surpresa era um original do poeta Sousa Andrade, brasileiro que morava nos EUA. Passados alguns anos, tem acesso ao material de um repórter que acompanhou a viagem de Dom Pedro aos EUA.
Com estas cartas, cadernos e diários, constrói um livro muito original e diferente! Um misto de romance e ficção histórica, que eu devorei. Amei esta combinação de temas.
Adorei a capa. Edição linda e caprichada. Revisão impecável.
O livro foi lançado no final do ano passado e foi a minha primeira leitura concluída neste ano.
Leiam! Eu adorei e recomendo muito!
Sobre o autor
Ruy Castro é um dos maiores biógrafos brasileiros de todos os tempos. Já contou a história da bossa nova, em Chega de Saudade (1990), a vida de Nélson Rodrigues, em O anjo pornográfico (1992), a de Garrincha, em Estrela solitária (1995), e, recentemente, a de Carmen Miranda, em Carmen (2005). Contou também uma breve história do Rio, em Carnaval no fogo (2003), e montou sua própria enciclopédia de Ipanema, em Ela é carioca (1999). Fora obras de ficção, humor, antologias e traduções. Ruy Castro é de 1948 e nasceu em Caratinga, Minas Gerais, embora reconheça: “Sou tão mineiro quanto o Milton Nascimento é carioca”. Na imprensa desde 1967, passou, segundo seu curriculum vitae, por todos os grandes veículos do Rio e de São Paulo.
Páginas: 200
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon| Companhia das Letras
Comentários
Postar um comentário