Resenha: Motivos e Razões Para Matar e Morrer | Reginaldo Prandi | Companhia das Letras

A resenha de hoje é do livro Motivos e Razões Para Matar e Morrer, de Reginaldo Prandi, da Companhia das Letras.

Sinopse: No final da década de 1950, uma cidadezinha do interior do Brasil é surpreendida por uma série de assassinatos, suicídios e mortes suspeitas. Até então, o sossegado município enfrentara apenas crimes perpetrados por ladrões de galinhas. A solução de casos de mortes tão diversos quanto os artigos vendidos nos dois armazéns de secos e molhados da cidade vai depender das relações pessoais, das fofocas e da curiosidade sobre a vida alheia, que dão sabor e sentido ao dia a dia dos moradores. Reginaldo Prandi evoca toda a ambiência da metade do século XX para, em meio a conflitos familiares, intrigas religiosas e amores juvenis, tratar do avanço da tecnologia, do risco que se corre de perder as raízes e, ao mesmo tempo, da importância de mudar.

#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Eu amo livros com títulos diferentes e este foi o primeiro motivo da minha escolha por este livro, que li pela parceria com a Companhia das Letras. O segundo foi que é um livro de um autor brasileiro que eu ainda não conhecia.

Este romance é ambientado numa pequena cidade do interior do Brasil, no último ano da década de 50 e narra uma série de desaparecimentos e assassinatos⁣ ocorridos por lá. Os crimes surpreendem e mobilizam a população da então pacata cidade.

Como protagonista temos Mateus, um adolescente, cuja vida gira em torno dos seus amigos, sua família e que está descobrindo sua sexualidade.

Mateus mora com seus pais e seus avós paternos moram próximo. Ganhou um canário, que vivia numa gaiola artesanal feita pelo avô. Gostei dos simbolismos de liberdade e prisão trabalhados pelo autor.

É pelo olhar deste jovem que vamos entrar em contato com os outros habitantes da cidade e com tudo que acontece por lá.

Confesso que senti dificuldade em me vincular com Mateus, ele não é simpático, pelo contrário, o achei bem irritante, mas a experiência da leitura foi interessante. Me distraiu bastante.

Por outro lado, adorei as referências aos produtos, artistas, músicas da época, que me deixaram com uma boa dose de nostalgia.  

A escrita de Reginaldo é muito boa e fluida. Gostei do ritmo do autor, conduzindo o leitor numa trama que prende a atenção e me deixou bem curiosa. Achei bem plausível as explicações para os crimes e fiquei desconfiada de todos, até dos que eram mesmo "bonzinhos"...rs.

Gostei da capa diferente, da edição caprichada e da revisão impecável.

Curiosidades sobre o autor: além de escritor, é Doutor em sociologia pela USP e escreveu vários livros, inclusive infantojuvenis. Este livro foi escrito no período da pandemia, entre setembro e novembro de 2020. Sua gata Mi esteve presente durante todo o processo de escrita e faleceu com quase 25 anos, após a finalização do romance.

Um fato me enterneceu e ao mesmo tempo me deixou triste. Um dos personagens, amigo do protagonista, chama-se Zito. O meu Zito sempre se "queixou" que nunca tinha encontrado um personagem com seu nome, nos livros que leu. Eis que aparece este Zito na trama. Pena que o meu não está mais aqui para conferir esta coincidência.
⁣⁣
Você já leu? Quer ler?⁣⁣

Sobre o autor:
José Reginaldo Prandi [1946 - ] é um sociólogo brasileiro, nascido em Potirendaba, no estado de São Paulo. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1976), é livre-docente e professor titular (1991) especializado em Métodos de amostragem, Sociologia da religião e estudos afro-brasileiros e Religiões afro-brasileiras.

📚 Motivos e Razões Para Matar e Morrer
Leitura #78 de 2022
Autor: Reginaldo Prandi
Ano: 2022
Páginas: 336
Editora: Companhia das Letras
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 4 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas