Pular para o conteúdo principal

Resenha: Motivos e Razões Para Matar e Morrer | Reginaldo Prandi | Companhia das Letras

A resenha de hoje é do livro Motivos e Razões Para Matar e Morrer, de Reginaldo Prandi, da Companhia das Letras.

Sinopse: No final da década de 1950, uma cidadezinha do interior do Brasil é surpreendida por uma série de assassinatos, suicídios e mortes suspeitas. Até então, o sossegado município enfrentara apenas crimes perpetrados por ladrões de galinhas. A solução de casos de mortes tão diversos quanto os artigos vendidos nos dois armazéns de secos e molhados da cidade vai depender das relações pessoais, das fofocas e da curiosidade sobre a vida alheia, que dão sabor e sentido ao dia a dia dos moradores. Reginaldo Prandi evoca toda a ambiência da metade do século XX para, em meio a conflitos familiares, intrigas religiosas e amores juvenis, tratar do avanço da tecnologia, do risco que se corre de perder as raízes e, ao mesmo tempo, da importância de mudar.

#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Eu amo livros com títulos diferentes e este foi o primeiro motivo da minha escolha por este livro, que li pela parceria com a Companhia das Letras. O segundo foi que é um livro de um autor brasileiro que eu ainda não conhecia.

Este romance é ambientado numa pequena cidade do interior do Brasil, no último ano da década de 50 e narra uma série de desaparecimentos e assassinatos⁣ ocorridos por lá. Os crimes surpreendem e mobilizam a população da então pacata cidade.

Como protagonista temos Mateus, um adolescente, cuja vida gira em torno dos seus amigos, sua família e que está descobrindo sua sexualidade.

Mateus mora com seus pais e seus avós paternos moram próximo. Ganhou um canário, que vivia numa gaiola artesanal feita pelo avô. Gostei dos simbolismos de liberdade e prisão trabalhados pelo autor.

É pelo olhar deste jovem que vamos entrar em contato com os outros habitantes da cidade e com tudo que acontece por lá.

Confesso que senti dificuldade em me vincular com Mateus, ele não é simpático, pelo contrário, o achei bem irritante, mas a experiência da leitura foi interessante. Me distraiu bastante.

Por outro lado, adorei as referências aos produtos, artistas, músicas da época, que me deixaram com uma boa dose de nostalgia.  

A escrita de Reginaldo é muito boa e fluida. Gostei do ritmo do autor, conduzindo o leitor numa trama que prende a atenção e me deixou bem curiosa. Achei bem plausível as explicações para os crimes e fiquei desconfiada de todos, até dos que eram mesmo "bonzinhos"...rs.

Gostei da capa diferente, da edição caprichada e da revisão impecável.

Curiosidades sobre o autor: além de escritor, é Doutor em sociologia pela USP e escreveu vários livros, inclusive infantojuvenis. Este livro foi escrito no período da pandemia, entre setembro e novembro de 2020. Sua gata Mi esteve presente durante todo o processo de escrita e faleceu com quase 25 anos, após a finalização do romance.

Um fato me enterneceu e ao mesmo tempo me deixou triste. Um dos personagens, amigo do protagonista, chama-se Zito. O meu Zito sempre se "queixou" que nunca tinha encontrado um personagem com seu nome, nos livros que leu. Eis que aparece este Zito na trama. Pena que o meu não está mais aqui para conferir esta coincidência.
⁣⁣
Você já leu? Quer ler?⁣⁣

Sobre o autor:
José Reginaldo Prandi [1946 - ] é um sociólogo brasileiro, nascido em Potirendaba, no estado de São Paulo. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1976), é livre-docente e professor titular (1991) especializado em Métodos de amostragem, Sociologia da religião e estudos afro-brasileiros e Religiões afro-brasileiras.

📚 Motivos e Razões Para Matar e Morrer
Leitura #78 de 2022
Autor: Reginaldo Prandi
Ano: 2022
Páginas: 336
Editora: Companhia das Letras
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 4 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é