Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Relatos de Um Gato Viajante, Hiro Arikawa - Editora Alfaguara

Olá queridos
Hoje trago para vocês minhas impressões sobre o livro Relatos de um gato viajante, escrito por Hiro Arikawa, da Editora Alfaguara
Apesar da minha torcida, este livro não ganhou uma das votações para um dos nossos clubes de leitura da Companhia das Letras, do ano passado, ficando em segundo lugar. Quando isso acontece, geralmente eu solicito o livro e ele "roda" no grupo, e com isso todos os participantes têm a chance de ler o livro.
Apesar de ter sido muito bem recomendado no nosso grupo de desafio literário e de ter minha torcida, confesso que não sabia ao certo o que esperar do livro. Justamente por não saber, fui muito bem surpreendida! O livro é MARAVILHOSO!!
Hiro começa o livro contando sobre a chegada do gato Nana na vida de Satoru, um homem solitário, mas que tem um grande coração e é muito gentil.
No decorrer da trama viajamos junto com os dois personagens pelo Japão, em busca de um novo lar para Nana, já que Satoru não poderá mais tomar conta dele. Nesta jornada, Satoru reencontra vários amigos de infância e da adolescência, resgata histórias, afetos e lembranças. Apesar de ter perdido os pais muito jovem, Saturo mantem-se bem humorado, cordial e sem traços de auto-comiseração.
O que mais AMEI na história foi o tom que a autora encontrou na narração de Nana, o gato. Um misto de humor, ironia, sensibilidade e ternura que conquistou meu coração! Outro fator que me chamou muito a atenção foi como a autora abordou detalhes culturais, no que se refere principalmente aos comportamentos, aos aspectos emocionais dos personagens, emoções mais contidas, segredos não revelados, simbolismos e crenças sobre morte e sorte. 
A capa é muito bonita e me chamou a atenção. Edição bonita e bem cuidada da Alfaguara, que sempre capricha. Foi uma viagem linda acompanhar esta dupla, lendo este livro sensível e tão bonito. Recomendo!
SinopseO gato Nana está viajando pelo Japão. Ele não sabe muito bem para onde está indo ou por que, mas ele está sentado no banco da van prata de Satoru, seu dono. Lado a lado, eles cruzam o país para visitar velhos amigos. O fazendeiro durão que acreditaque gatos só servem para caçar ratos, o simpático casal dono de uma pousada que aceita animais, e o marido abandonado pela esposa que ama animais. Mas qual é o motivo dessa viagem? E por que todos estão tão interessados em Nana e Satoru? Ninguém sabe muito bem o que está acontecendo e Satoru não diz nada, mas quando Nana descobrir o motivo da viagem, seu pequeno coração passará por uma das mais difíceis provas de suas sete vidas. Narrado em vozes alternadas, esse romance emocionante e divertido nos mostra um jovem de grande coração e um narrador-gato muito esperto, numa amizade que desafia as fronteiras de um país e da própria vida.

Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - excelente - FAVORITADO
Adicione o livro no Skoob
A capa é linda linda. Diagramação impecável da Editora Alfaguara. Páginas amareladas (que eu adoro), letras em tamanho confortável, bom espaçamento.
É uma leitura diferente e muito interessante. Gosto muito do recurso utilizado pela autora, de intercalar narradores. Além destes, Hiro mantem a "voz" de Nana o tempo todo na narração, o que dá leveza à trama. Gostei tanto da escrita poética da autora, que espero que os outros livros dela sejam publicados por aqui também. Foi uma leitura fluida e  prendeu minha atenção do início ao fim do livro.

Ficha técnica:
Título: Relatos de um gato viajante
Autora: Hiro Arikawa
Ano: 2017 
Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Alfaguara  

Sobre a autoraHiro Arikawa é uma autora japonesa nascida em 1972, em Kõchi. Seus romances são best sellers no Japão  e muitos deles foram adaptados para a TV e para o cinema. Relatos de um gato viajante já foi vendido para mais de dez países e é o primeiro livro da autora publicado no Brasil.

Especialmente para meus amigos gateiros! E também para os que ainda não são...
Eu que nem era tão fã de gatos, pois sempre fui cachorreira...rs, adorei. Recomendo muito esta leitura inspiradora. Livro lindo e emocionante!
Você pode comprar este livro na Amazon ou em outras livrarias. Leia!! E depois me conte o que achou, eu vou adorar saber.



Comentários

  1. Nossa eu nunca li nada parecido, mas sou uma admiradora da cultura japonesa, por milhares de motivos. Sou muito encantada pela comida, comportamento e a mitologia própria deles.
    Acho que é o tipo de livro que eu amaria ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Se eu disser que sinto que se ler esse livro vou chorar... Jesus!!! Meu olho já encheu de lágrima com a sinopse imagina quando ler!? Porque sim, já adentrou nos livros que quero ler *-*
    Amei o nome do gato, pois era o mesmo nome da gata da minha mãe de quando era bebê e que ouço histórias sobre ela.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia! Tudo bem?
    Que nem tu, sou cachorreira também! Tenho dois lindos aqui que eu amo apaixonadamente, a Diana e o Spike, *-*. Mas sou apaixonada por gatos porque acho animais fascinantes!
    Com certeza esse vai ser um livro que vou amar, ainda mais porque a proposta de fazer a gatinha narrar algumas partes é maravilhosa!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Clauo, outra dica que vou levar, esse livro parece ser lindo!! Quero ler!
    Além da capa maravilhosa!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o livro “um gato de rua chamado Bob” também relata a relação de um inglês com um gato. Lindíssima a história, vale a pena ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet