Eu Li: Relatos de Um Gato Viajante, Hiro Arikawa - Editora Alfaguara

Olá queridos
Hoje trago para vocês minhas impressões sobre o livro Relatos de um gato viajante, escrito por Hiro Arikawa, da Editora Alfaguara
Apesar da minha torcida, este livro não ganhou uma das votações para um dos nossos clubes de leitura da Companhia das Letras, do ano passado, ficando em segundo lugar. Quando isso acontece, geralmente eu solicito o livro e ele "roda" no grupo, e com isso todos os participantes têm a chance de ler o livro.
Apesar de ter sido muito bem recomendado no nosso grupo de desafio literário e de ter minha torcida, confesso que não sabia ao certo o que esperar do livro. Justamente por não saber, fui muito bem surpreendida! O livro é MARAVILHOSO!!
Hiro começa o livro contando sobre a chegada do gato Nana na vida de Satoru, um homem solitário, mas que tem um grande coração e é muito gentil.
No decorrer da trama viajamos junto com os dois personagens pelo Japão, em busca de um novo lar para Nana, já que Satoru não poderá mais tomar conta dele. Nesta jornada, Satoru reencontra vários amigos de infância e da adolescência, resgata histórias, afetos e lembranças. Apesar de ter perdido os pais muito jovem, Saturo mantem-se bem humorado, cordial e sem traços de auto-comiseração.
O que mais AMEI na história foi o tom que a autora encontrou na narração de Nana, o gato. Um misto de humor, ironia, sensibilidade e ternura que conquistou meu coração! Outro fator que me chamou muito a atenção foi como a autora abordou detalhes culturais, no que se refere principalmente aos comportamentos, aos aspectos emocionais dos personagens, emoções mais contidas, segredos não revelados, simbolismos e crenças sobre morte e sorte. 
A capa é muito bonita e me chamou a atenção. Edição bonita e bem cuidada da Alfaguara, que sempre capricha. Foi uma viagem linda acompanhar esta dupla, lendo este livro sensível e tão bonito. Recomendo!
SinopseO gato Nana está viajando pelo Japão. Ele não sabe muito bem para onde está indo ou por que, mas ele está sentado no banco da van prata de Satoru, seu dono. Lado a lado, eles cruzam o país para visitar velhos amigos. O fazendeiro durão que acreditaque gatos só servem para caçar ratos, o simpático casal dono de uma pousada que aceita animais, e o marido abandonado pela esposa que ama animais. Mas qual é o motivo dessa viagem? E por que todos estão tão interessados em Nana e Satoru? Ninguém sabe muito bem o que está acontecendo e Satoru não diz nada, mas quando Nana descobrir o motivo da viagem, seu pequeno coração passará por uma das mais difíceis provas de suas sete vidas. Narrado em vozes alternadas, esse romance emocionante e divertido nos mostra um jovem de grande coração e um narrador-gato muito esperto, numa amizade que desafia as fronteiras de um país e da própria vida.

Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - excelente - FAVORITADO
Adicione o livro no Skoob
A capa é linda linda. Diagramação impecável da Editora Alfaguara. Páginas amareladas (que eu adoro), letras em tamanho confortável, bom espaçamento.
É uma leitura diferente e muito interessante. Gosto muito do recurso utilizado pela autora, de intercalar narradores. Além destes, Hiro mantem a "voz" de Nana o tempo todo na narração, o que dá leveza à trama. Gostei tanto da escrita poética da autora, que espero que os outros livros dela sejam publicados por aqui também. Foi uma leitura fluida e  prendeu minha atenção do início ao fim do livro.

Ficha técnica:
Título: Relatos de um gato viajante
Autora: Hiro Arikawa
Ano: 2017 
Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Alfaguara  

Sobre a autoraHiro Arikawa é uma autora japonesa nascida em 1972, em Kõchi. Seus romances são best sellers no Japão  e muitos deles foram adaptados para a TV e para o cinema. Relatos de um gato viajante já foi vendido para mais de dez países e é o primeiro livro da autora publicado no Brasil.

Especialmente para meus amigos gateiros! E também para os que ainda não são...
Eu que nem era tão fã de gatos, pois sempre fui cachorreira...rs, adorei. Recomendo muito esta leitura inspiradora. Livro lindo e emocionante!
Você pode comprar este livro na Amazon ou em outras livrarias. Leia!! E depois me conte o que achou, eu vou adorar saber.



Comentários

  1. Nossa eu nunca li nada parecido, mas sou uma admiradora da cultura japonesa, por milhares de motivos. Sou muito encantada pela comida, comportamento e a mitologia própria deles.
    Acho que é o tipo de livro que eu amaria ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Se eu disser que sinto que se ler esse livro vou chorar... Jesus!!! Meu olho já encheu de lágrima com a sinopse imagina quando ler!? Porque sim, já adentrou nos livros que quero ler *-*
    Amei o nome do gato, pois era o mesmo nome da gata da minha mãe de quando era bebê e que ouço histórias sobre ela.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia! Tudo bem?
    Que nem tu, sou cachorreira também! Tenho dois lindos aqui que eu amo apaixonadamente, a Diana e o Spike, *-*. Mas sou apaixonada por gatos porque acho animais fascinantes!
    Com certeza esse vai ser um livro que vou amar, ainda mais porque a proposta de fazer a gatinha narrar algumas partes é maravilhosa!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Clauo, outra dica que vou levar, esse livro parece ser lindo!! Quero ler!
    Além da capa maravilhosa!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o livro “um gato de rua chamado Bob” também relata a relação de um inglês com um gato. Lindíssima a história, vale a pena ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas