Eu Li: Todos os Santos

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Todos os Santos, da Adriana Lisboa, da nossa parceira Editora Alfaguara, Grupo Companhia das Letras.


Sinopse
Numa mescla de passado e presente, em meio a um Rio de Janeiro mítico e uma Nova Zelândia misteriosa, Adriana Lisboa constrói um romance brilhante sobre arrependimento e perda. Vanessa e André estão eternamente ligados por uma perda irreparável na infância. Num feriado à beira da piscina, o irmão mais novo de Vanessa, e melhor amigo de André, sofre um choque dentro d’água e morre antes que alguém possa ajudá-lo. Unidos pelo acidente, Vanessa e André iniciam uma relação que logo ultrapassa a amizade. As famílias se esfacelam e transformam, mas eles permanecem juntos. Agora, vivendo na Nova Zelândia como bióloga, Vanessa procura entender o que aconteceu com o irmão e sua família. Procura também refazer sua história de amor com André, cercada de culpa e de segredos. Com uma linguagem poética e precisa, Adriana Lisboa tece uma narrativa que viaja entre passado e presente, entre as águas da baía de Guanabara e do rio Manawatū, para falar da perda, mas também do perdão.
 "No final das contas, o que fica é o valor de cada hora....". Há tempos venho namorando os livros da Adriana Lisboa e agora finalmente, entro em contato com sua escrita tão elogiada. Todos os santos é um livro dolorosamente bonito. Triste muito bem escrito. Narrado em primeira pessoa por Vanessa, entremeados de conversas imaginárias e lembranças do seu relacionamento com André.

Percebi que esta leitura foi feita num ritmo diferente. Normalmente leio rápido e Todos os santos li devagar, simplesmente não consegui aumentar o ritmo da leitura, era como se precisasse deste tempo para absorver as emoções dos personagens.
Um segundo, um segundo é o que basta para mudar a vida, aliás as vidas de todos envolvidos em uma tragédia. Mauro, irmão mais novo de Vanessa, morre afogado, durante numa festa de aniversário, num feriado, no dia de todos os santos.
O irmão que não vai envelhecer nunca, que permanecerá sempre com 9 anos. Pais dilacerados e depois do choque, tornar-se filha única. André e sua irmã Isabel, participavam da festa de aniversário e presenciaram todo o choque da morte de Mauro. Mais adiante, anos depois, as tramas das duas famílias voltam a se cruzar.

"Então é assim que as pessoas sofriam. O corpo das pessoas sofria por fora a dor de dentro. Como se o coração escorresse todo peso pelos outros músculos, transbordasse pelos olhos, pela pele. Era assim que se pranteava um filho pequeno que estava por aí e de repente não está mais."
Achei a capa linda, simples e diferente. Boa diagramação da Alfaguara, páginas amarelas, letras em tamanho confortável.

Adriana intercala passagens atuais com reminiscências da infância e do início do relacionamento com André. Gpstei muito das referências à adolescência dos personagens, vivenciada na mesma época que a minha. Sua narrativa é poética e focada nos sentimentos, nas emoções e sensações, daí a beleza da trama. Como uma colcha de bordados, a autora conduz o leitor numa trilha de lembranças e questionamentos. Belo e triste, vigoroso e delicado, terno, recomendo muito esta leitura.


Sobre o autor
Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro, viveu na França (onde atuou como cantora de MPB) e reside atualmente no Colorado, Estados Unidos. Graduada em música pela UniRio, possui ainda mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada. É escritora, autora de onze livros, sendo seis deles romances, uma coletânea de minicontos e quatro infantojuvenis. Ganhou, em 2003, o Prêmio Literário José Saramago pelo romance “Sinfonia em branco”, além do Moinho Santista (2005) pelo conjunto de sua obra, e o de autor revelação (2006) da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por “Língua de trapos”, entre outros prêmios. Sua produção foi traduzida para oito idiomas e lançada em diversos países.

Todos os santos
Autor: Adriana Lisboa
Ano: 2019
Páginas: 152
Editora: Alfaguara
Adicione no Skoob
Para comprar: Alfaguara
Minha avaliação: 5/5

Comentários

Postagens mais visitadas