RESENHA: A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D´ÁGUA, DE JORGE AMADO, COMPANHIA DAS LETRAS

A resenha de hoje é do livro A Morte e a morte de Quincas Berro D´Água, de Jorge Amado, Editora Companhia das Letras.

#ResenhaMaeLiteratura

Na última semana de 2022, li este livro que estava na minha lista de desejados há tempos, aliás como todos os livros de Jorge.
Que livro, minha gente!

Intenso, curto e extremamente potente.
Quincas Berro D´Água e suas mortes.
Mortes reais e simbólicas. A primeira, a morte do homem correto, "obediente", fiel à mulher e à filha, trabalhador e cumpridor dos seus deveres. Morreu Joaquim e "nasceu" Quincas. Boêmio, cachaceiro, jogador e aproveitador da vida, em toda sua intensidade.

Quando ele é encontrado morto em seu quarto, a família prepara o velório e acredita que tem finalmente a oportunidade da redenção, da volta do antigo Joaquim.

Com a ajuda de seus amigos mais verdadeiros, Quincas fará a sua despedida final. Uma despedida simbólica e muito reflexiva. Esta parte final do livro é sensacional.

Neste livro Jorge traz questionamentos muito importantes sobre família, sobre papel a sociedade, sobre sentimentos.

Num cenário vibrante e colorido, acompanhei deslumbrada a passagem de Quincas e fiquei ainda mais encantada com a criatividade e com o talento deste autor fantástico.

Li a edição lançada ano passado pela Companhia das Letras. Uma edição lindíssima, com capa dura e ensaio gráfico de Marepe. Adorei também o prefácio de Itamar Vieira Júnior e posfácio de Affonso Romano de Sant´Anna.
Se você ainda não leu, corra para devorar este livro sensacional. Super recomendo.


Sobre o autor
Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.

📚 A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D´ÁGUA
Autor: Jorge Amado
Ano: 2022
Páginas: 222
Editora: Companhia das Letras
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon| Companhia das Letras


Posts Relacionados:
Resenha: Oito Horas perfeitas

Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:




Comentários

Postagens mais visitadas