Resenha: Morte e Vida Severina | João Cabral de Melo Neto | Editora Alfaguara | Companhia das Letras


📚 MORTE E VIDA SEVERINA
Autor: João Cabral de Melo Neto
Ano: 2016
Páginas: 112
Editora: Seguinte
E-Book cedido pela Editora
Minha avaliação: 4 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon


Eu não tenho hábito de ler poesia e confesso que ainda tenho bastante dificuldade, mas fiquei muito animada com a leitura deste mês do nosso Clube Companhia MãeLiteratura.

Finalmente conheceria um livro que estava na minha lista há tempos, Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

João foi poeta e diplomata. Transformou a geografia e as questões nordestinas em poesia.

Seguindo a sugestão de uma das leitoras do nosso grupo, li o livro em voz alta e fiquei impressionada como esta forma aguçou a minha percepção da leitura.

Publicado em 1955, não é um livro fácil. Vamos descortinando um Nordeste árido, do povo sofrido que foge da seca, da fome e da morte.

Um auto de natal nordestino, muito forte, bonito e simbólico. Severino é a representação de cada nordestino, de cada retirante. Severina remete à vida severa.

Achei genial a forma como o autor estrutura seus versos. São versos curtos, rimados e com grande sonoridade. Adoro poesia com rimas!

Vinícius de Moraes ficou encantado com o poema, embora João tenha feito este livro pensando que agradaria o leitor nordestino e não seus amigos intelectuais como ele.

Edição linda da Alfaguara, capa dura, traz duas entrevistas, entre elas com Chico Buarque que musicou o poema para a peça que foi encenada na PUC. Temos também as belas fotos desta montagem. Também foi transformada em teleteatro pela Globo em 1981.

Você já leu? Quer ler? Me conta!

Sobre o autor
Poeta e diplomata brasileiro cuja obra, caracterizada pelo rigor estético, avessa a confessionalismos e marcada por rimas toantes, inaugurou um novo fazer-se poesia.
Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo, primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, foi amigo do pintor Joan Miró e do poeta Joan Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prêmios literários, incluindo o prestigiado Prêmio Neustadt de Literatura. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.
 



Posts Relacionados:

Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:




Comentários

  1. Olá!
    Parece um livro com uma bagagem um pouco densa, mas com uma riqueza de detalhes.
    Eu quero ler um dia, no momento estou optando por livros bem leves.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas