Resenha: Corpos Secos | Editora Alfaguara


A resenha de hoje é do livro Corpos Secos, escrito por  Luisa Geisler, Marcelo Foroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado⁣, da Editora Alfaguara, Grupo Companhia das Letras.

Sinopse: Uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica: sem governo, sem leis e sem esperanças. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro. Primeiro, o uso de novos agrotóxicos sem os devidos testes. Depois, a reação inesperada com as larvas que eles deveriam dizimar. Não se sabe quem foi o primeiro infectado, apenas que o surto começou no Mato Grosso do Sul. São os chamados corpos secos: espectros humanos que não possuem mais atividade cerebral. Mas seus corpos ainda funcionam e anseiam por sangue. Seis meses depois, há poucos sobreviventes. Um jovem aparentemente imune à doença está sendo estudado por uma equipe médica e precisa ser protegido a qualquer custo; uma dona de casa vive em uma fazenda no interior do Brasil e se encontra sozinha precisando reagir para sair de seu isolamento; uma criança vê a mãe tentar de tudo para salvar a família e fugir do contágio; uma engenheira de alimentos percebe que seus conhecimentos técnicos talvez não sejam suficientes para explicar o terror que assola o país. Juntos, eles vão narrar suas jornadas, em busca do último refúgio ao sul do país. Escrito em conjunto por quatro autores, Corpos secos não é só um thriller, nem um romance-catástrofe. É uma narrativa sobre os limites da maldade humana, e as chances de redenção em meio ao caos.

#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣

Duas surpresas me marcaram nesta leitura interessante e tão diferente.

Foi o primeiro livro que li escrito por quatro autores (confesso que imaginei que ficaria no mínimo confuso e não é que ficou muito bom?!). Há harmonia no texto, prendeu totalmente minha atenção e eu fiquei aflita para descobrir como acabaria a história.

Eu que não curto livros (nem filmes) sobre zumbis e apocalipse , pasmem, adorei o livro! Vencedor do Prêmio Jabuti 2021, mais do que um livro fatalista, é uma trama sobre sobrevivência, sobre escapar de uma peste, mas também é sobre pessoas. Detalhe, o livro começou a ser escrito em 2018, antes de sabermos da Pandemia de Covid.

Temos quatro protagonistas: Mateus, Murilo, Constância e Regina. Quatro personagens diferentes e ao mesmo tempo parecidos em seus anseios e temores. Gostei muito dos dois primeiros, mas todos são bem construídos.

Fiquei muito curiosa para descobrir quem escreveu cada personagem e errei quase todos (só acertei o da Constância). No livro não ficamos sabendo destes detalhes, mas eu assisti a LIVE de lançamento do livro (2020) que está no YouTube da Companhia e lá os autores contam sobre cada personagem e a construção da trama. Recomendo que você assista depois da leitura do livro.

Adorei as referências, passar por Paraty. Algumas passagens são ternas e suavizam o texto, como as de Murilo (meu personagem favorito) com o peixe Baleia.

Há cenas bem pesadas, mas o texto é fluido e a leitura rápida. Recomendo! Você leu ou quer ler? Me conta.



📚 Corpos Secos - Um Romance
Leitura #13 de 2022
Autores: Luisa Geisler, Marcelo Foroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado⁣
Ano: 2020
Páginas: 192
Editora: Alfaguara
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 4,5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:



 

Comentários

Postagens mais visitadas