Pular para o conteúdo principal

Resenha: Corpos Secos | Editora Alfaguara


A resenha de hoje é do livro Corpos Secos, escrito por  Luisa Geisler, Marcelo Foroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado⁣, da Editora Alfaguara, Grupo Companhia das Letras.

Sinopse: Uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica: sem governo, sem leis e sem esperanças. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro. Primeiro, o uso de novos agrotóxicos sem os devidos testes. Depois, a reação inesperada com as larvas que eles deveriam dizimar. Não se sabe quem foi o primeiro infectado, apenas que o surto começou no Mato Grosso do Sul. São os chamados corpos secos: espectros humanos que não possuem mais atividade cerebral. Mas seus corpos ainda funcionam e anseiam por sangue. Seis meses depois, há poucos sobreviventes. Um jovem aparentemente imune à doença está sendo estudado por uma equipe médica e precisa ser protegido a qualquer custo; uma dona de casa vive em uma fazenda no interior do Brasil e se encontra sozinha precisando reagir para sair de seu isolamento; uma criança vê a mãe tentar de tudo para salvar a família e fugir do contágio; uma engenheira de alimentos percebe que seus conhecimentos técnicos talvez não sejam suficientes para explicar o terror que assola o país. Juntos, eles vão narrar suas jornadas, em busca do último refúgio ao sul do país. Escrito em conjunto por quatro autores, Corpos secos não é só um thriller, nem um romance-catástrofe. É uma narrativa sobre os limites da maldade humana, e as chances de redenção em meio ao caos.

#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣

Duas surpresas me marcaram nesta leitura interessante e tão diferente.

Foi o primeiro livro que li escrito por quatro autores (confesso que imaginei que ficaria no mínimo confuso e não é que ficou muito bom?!). Há harmonia no texto, prendeu totalmente minha atenção e eu fiquei aflita para descobrir como acabaria a história.

Eu que não curto livros (nem filmes) sobre zumbis e apocalipse , pasmem, adorei o livro! Vencedor do Prêmio Jabuti 2021, mais do que um livro fatalista, é uma trama sobre sobrevivência, sobre escapar de uma peste, mas também é sobre pessoas. Detalhe, o livro começou a ser escrito em 2018, antes de sabermos da Pandemia de Covid.

Temos quatro protagonistas: Mateus, Murilo, Constância e Regina. Quatro personagens diferentes e ao mesmo tempo parecidos em seus anseios e temores. Gostei muito dos dois primeiros, mas todos são bem construídos.

Fiquei muito curiosa para descobrir quem escreveu cada personagem e errei quase todos (só acertei o da Constância). No livro não ficamos sabendo destes detalhes, mas eu assisti a LIVE de lançamento do livro (2020) que está no YouTube da Companhia e lá os autores contam sobre cada personagem e a construção da trama. Recomendo que você assista depois da leitura do livro.

Adorei as referências, passar por Paraty. Algumas passagens são ternas e suavizam o texto, como as de Murilo (meu personagem favorito) com o peixe Baleia.

Há cenas bem pesadas, mas o texto é fluido e a leitura rápida. Recomendo! Você leu ou quer ler? Me conta.



📚 Corpos Secos - Um Romance
Leitura #13 de 2022
Autores: Luisa Geisler, Marcelo Foroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado⁣
Ano: 2020
Páginas: 192
Editora: Alfaguara
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 4,5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é