Pular para o conteúdo principal

Resenha: Gótico Nordestino | Cristhiano Aguiar⁣ | Editora Alfaguara

A resenha de hoje é do livro Gótico Nordestino, escrito por Cristhiano Aguiar⁣, da Editora Alfaguara, Grupo Companhia das Letras.

Sinopse: Em nove contos, Cristhiano Aguiar mergulha nos elementos góticos e folclóricos – buscando referências nas séries televisivas, no cinema e nos quadrinhos – para criar narrativas vibrantes e inesperadas, que fogem da prosa literária tradicional. As histórias vão desde os tempos do cangaço, passando pela ditadura militar e chegando até os ecos sombrios de um futuro próximo.
Um menino é obrigado a cruzar o descampado perto do vilarejo de Riachão da Frente para levar uma carta que a mãe escreveu a Zé Barbatão, o cangaceiro local. Na madrugada, as sombras no caminho e a ameaça do bando crescem conforme a narrativa avança, e a realidade parece a ponto de se romper. Anda-luz, história que abre este volume, prenuncia o que virá nos oito contos seguintes. Em Gótico nordestino, Christiano Aguiar caminha entre o sonho e a vigília, dialoga com outros gêneros e compõe um livro totalmente distinto do usual.

#ResenhaMaeLiteratura ⁣⁣⁣⁣

Há alguns anos eu fugiria desta leitura, pois sempre evitei narrativas de horror, morria de medo delas... Descobri que gosto cada vez mais de leituras incômodas, ainda mais quando são bem escritas.

Foi uma leitura rápida, diferente e interessante.

Os nove contos são bem trabalhados e até sucintos, o que de certa forma, não deixa a leitura tão pesada.

Eu tenho muita aflição com histórias sobre insetos, mais do que sobre vampiros e fantasmas, talvez por isso Anna e seus insetos mexeu tanto comigo. Foi o conto que mais me mobilizou.

Dois foram os meus preferidos. A Mulher dos pés molhados, conto protagonizado por Elvira e seu pai e sua futura filha. Eles tecem uma trama de ancestralidade e descendência potente. Simbólico, onírico e muito bonito, me conquistou. Assim como A Noiva, que conta com lirismo uma lembrança da infância de um garoto, do seu primeiro contato com a morte e com o corpo feminino desnudo.

Os contos têm potência e conversam entre si pelo incômodo, pela perda da ingenuidade, por fatores surpresas. A escrita do @cristhianoaguiar é fluida e muito boa.

Foi uma leitura que não tirou a minha paz, mas me peguei prendendo a respiração em algumas passagens.

A capa é sensacional! O designer Kiko Farkas (@kikofarkas.maquina) reproduziu “A luta dos anjos”, xilogravura original de 1968, do artista Gilvan Samico. Gostei do título também.

Eu AMO os livros da Alfaguara, é o meu selo preferido da Companhia das Letras. Este lançamento já estava no meu radar e li pela Plataforma Netgalley, disponibilizada pela editora para nós, parceiros.
⁣⁣
Você leu ou quer ler? Me conta!⁣⁣

📚 Gótico Nordestino
Leitura #19 de 2022
Autor: Cristhiano Aguiar⁣
Ano: 2022
Páginas: 136
Editora: Companhia das Letras
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 4 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é