Resenha: Gótico Nordestino | Cristhiano Aguiar⁣ | Editora Alfaguara

A resenha de hoje é do livro Gótico Nordestino, escrito por Cristhiano Aguiar⁣, da Editora Alfaguara, Grupo Companhia das Letras.

Sinopse: Em nove contos, Cristhiano Aguiar mergulha nos elementos góticos e folclóricos – buscando referências nas séries televisivas, no cinema e nos quadrinhos – para criar narrativas vibrantes e inesperadas, que fogem da prosa literária tradicional. As histórias vão desde os tempos do cangaço, passando pela ditadura militar e chegando até os ecos sombrios de um futuro próximo.
Um menino é obrigado a cruzar o descampado perto do vilarejo de Riachão da Frente para levar uma carta que a mãe escreveu a Zé Barbatão, o cangaceiro local. Na madrugada, as sombras no caminho e a ameaça do bando crescem conforme a narrativa avança, e a realidade parece a ponto de se romper. Anda-luz, história que abre este volume, prenuncia o que virá nos oito contos seguintes. Em Gótico nordestino, Christiano Aguiar caminha entre o sonho e a vigília, dialoga com outros gêneros e compõe um livro totalmente distinto do usual.

#ResenhaMaeLiteratura ⁣⁣⁣⁣

Há alguns anos eu fugiria desta leitura, pois sempre evitei narrativas de horror, morria de medo delas... Descobri que gosto cada vez mais de leituras incômodas, ainda mais quando são bem escritas.

Foi uma leitura rápida, diferente e interessante.

Os nove contos são bem trabalhados e até sucintos, o que de certa forma, não deixa a leitura tão pesada.

Eu tenho muita aflição com histórias sobre insetos, mais do que sobre vampiros e fantasmas, talvez por isso Anna e seus insetos mexeu tanto comigo. Foi o conto que mais me mobilizou.

Dois foram os meus preferidos. A Mulher dos pés molhados, conto protagonizado por Elvira e seu pai e sua futura filha. Eles tecem uma trama de ancestralidade e descendência potente. Simbólico, onírico e muito bonito, me conquistou. Assim como A Noiva, que conta com lirismo uma lembrança da infância de um garoto, do seu primeiro contato com a morte e com o corpo feminino desnudo.

Os contos têm potência e conversam entre si pelo incômodo, pela perda da ingenuidade, por fatores surpresas. A escrita do @cristhianoaguiar é fluida e muito boa.

Foi uma leitura que não tirou a minha paz, mas me peguei prendendo a respiração em algumas passagens.

A capa é sensacional! O designer Kiko Farkas (@kikofarkas.maquina) reproduziu “A luta dos anjos”, xilogravura original de 1968, do artista Gilvan Samico. Gostei do título também.

Eu AMO os livros da Alfaguara, é o meu selo preferido da Companhia das Letras. Este lançamento já estava no meu radar e li pela Plataforma Netgalley, disponibilizada pela editora para nós, parceiros.
⁣⁣
Você leu ou quer ler? Me conta!⁣⁣

📚 Gótico Nordestino
Leitura #19 de 2022
Autor: Cristhiano Aguiar⁣
Ano: 2022
Páginas: 136
Editora: Companhia das Letras
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 4 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:



Comentários

Postagens mais visitadas