RESENHA: RAINHAS DA NOITE, DE CHICO FELITTI, COMPANHIA DAS LETRAS
A resenha de hoje é do livro As Rainhas da noite - As Travestis que tinham São Paulo a seus pés, de Chico Felitti, Editora Companhia das Letras.
Sensacional!
Conhecer a escrita do Chico Felitti estava nos meus planos há tempos. Não me decepcionou, muito pelo contrário, eu adorei!
Neste livro, Chico conta as trajetórias de 3 personagens da noite paulista. Jacqueline Welch, conhecida como Jacqueline Blá Blá Blá, Andréa de Mayo e Cristiane Jordan. Três poderosas travestis que comandaram o centro de São Paulo por décadas.
Confesso que me considero uma pessoa antenada e nunca tinha sequer ouvido falar em nenhuma das três, aliás não só eu. Por que elas não eram conhecidas. Esta é a pergunta que o autor faz. Me perguntei no início do livro e a resposta vem logo. Foram ostensivamente ignoradas, inclusive dentro do próprio movimento LGBTQIA+. Eram "invisíveis" para a sociedade em geral.
Tornaram-se poderosas, mas tiveram que conviver com muitos traumas, abusos e violência. Violência que muitas vezes também repetiram.
Um ponto que o autor aborda com delicadeza e que me chamou a atenção foi a reconstrução da vida de cada uma delas, suas origens e familiares. Principalmente a falta de convivência com a família
Outro dado interessante, o fascínio que estas personagens exerciam nos homens casados e heterossexuais, que escondidos procuram estas profissionais do sexo.
Adorei a contextualização do livro. As turnês na Europa, os perigos das aplicações de silicone caseiro em seus corpos, drogas, festas, preconceitos, solidão, são retratados de forma clara e interessante. O ritmo do livro é intenso e eu simplesmente não conseguia para a leitura.
Eu acompanhei esta fase pelas revistas da época. Lembro também dos carros de luxo, enormes, como Galaxy e Landau, que mostravam o status das seus donas. Assim como o glamour dos bailes de carnaval
Adorei a capa e as fotos que complementam muito bem o ótimo texto. Edição super caprichada da Companhia das Letras.
Uma leitura imperdível! Recomendo muito.
Sobre o autor
CHICO FELITTI nasceu em Jundiaí em 1986. Formado em Jornalismo pela PUC-SP, é autor de diversas reportagens, ensaios e podcasts. Foi finalista do prêmio Jabuti com o livro Ricardo e Vânia: o maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor (2019), baseado em uma reportagem viral veiculada pelo Buzzfeed. Publicou também A Casa: a história da seita de João de Deus (2020) e Elke: Mulher Maravilha (2021). Em 2022 escreveu e narrou o podcast investigativo A mulher da casa abandonada, com o jornal Folha de S.Paulo.
Páginas: 236
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon| Companhia das Letras
Comentários
Postar um comentário