Sinopse: Neste romance arrebatador, Anthony Doerr entrelaça a vida de cinco protagonistas usando um livro como elo. Anna, uma órfã de treze anos, mora atrás dos formidáveis muros de Constantinopla no século XV, em uma casa de mulheres que ganham a vida bordando trajes eclesiásticos. Inquieta e curiosa, ela aprende a ler e encontra nesta antiga cidade, famosa por suas bibliotecas, um livro; a história de Éton, que deseja ser transformado em pássaro e voar até um paraíso utópico no céu. Enquanto as muralhas daquele que foi seu lar por toda a vida são bombardeadas no grande cerco de Constantinopla, Anna lê a história para a irmã adoentada. E é nesse contexto que seu caminho vai se cruzar com o de Omeir, um garoto de fora das muralhas, recentemente recrutado com seus bois para se juntar ao exército invasor. Cinco séculos mais tarde, em uma biblioteca escolar de uma pequena cidade do estado de Idaho, nos Estados Unidos, o octogenário Zeno, que aprendeu grego enquanto era prisioneiro de guerra, dirige cinco crianças em uma adaptação teatral da história de Éton. Entre as prateleiras da biblioteca, Seymour, um adolescente problemático e idealista, planta uma bomba, ativando assim um novo cerco. E em um futuro não muito distante, na nave interestelar Argos, Konstance, que nunca pisou em nosso planeta, está sozinha em uma câmara, escrevendo em restos de pano uma história contada por seu pai: a de Éton. Em Cidade nas nuvens, crianças à beira da vida adulta em mundos em perigo encontram resiliência, esperança ― e um livro. A imaginação deslumbrante de Doerr nos transporta para mundos tão dramáticos e imersivos, que, por um momento, nos esquecemos da realidade. Dedicado “aos bibliotecários, ontem, hoje e nos anos por vir”, esta é uma história que fala de sobrevivência ― do livro, da Terra e do coração humano. É um triunfo da imaginação e da compaixão.
#ResenhaMaeLiteratura
Que livro! FAVORITADO! Eu AMEI! Uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos.
Anthony já tinha me encantado com seu primeiro livro, mas gostei mais ainda deste aqui.
Temos cinco personagens: Konstance, Zeno, Omeir, Seymor e Anna. Todos são caitvantes, mas Omeir ganhou meu coração de uma forma intensa!
Uma história de amor aos livros e aos leitores que me emocionou bastante. Não se assuste com o tamanho do livro, apesar de ser um tijolão a leitura é muito boa, mas se puder, leia sem pressa.
Não é a toa que foi um dos livros preferidos de Obama no ano passado, mas já aviso que é um livro diferente e pode gerar dúvidas no início se você está gostando ou entendendo bem...leia sem pré-julgamentos, viajando na leitura.
Li e discuti este livraço com os leitores na nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura deste mês. Infelizmente alguns leitores acharam o livro confuso no seu início e o abandonaram e por isso, quero te dar duas dicas.
Primeiro, insista, vale super a pena! O começo pode parecer confuso porque as cinco personagens vivem em momentos distintos e aparentemente sem conexões.
Segundo e o MAIS IMPORTANTE, fuja dos spoilers e leia sem saber sobre a sinopse e o que vai acontecer, permita-se ser surpreendido e tomara que você goste tanto quanto eu!
Super recomendo! Você leu ou quer ler? Me conta!
Sobre o autor:
Anthony Doerr foi finalista do National Book Awards em 2014 com Toda luz que não podemos ver, seu segundo romance publicado. Best-seller do The New York
Times, o livro foi eleito um dos melhores do ano por veículos como The Guardian, Entertainment Weekly e Kirkus Reviews. Formado em história, Doerr é também autor premiado de dois livros de contos e um de memórias. Criado em Cleveland, atualmente mora em Boise, Idaho, com a esposa e dois filhos.
📚 Cidade nas Nuvens
Leitura #56 de 2022
Autor: @anthonydoerrwriter
Tradutor: Marcelo Lino
Ano: 2022
Páginas: 752
Editora: Intrinseca
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Participam também do BEDA:
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder. Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário