Resenha: A Batalha | Fernanda Verissimo | Quadrinhos na Cia


A resenha de hoje é do livro A Batalha, Fernanda Verissimo, da Quadrinhos na Cia, Grupo Companhia das Letras.


#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Acabei de ler esta graphic novel diferente e forte. Uma combinação potente de história, traços e cores, sobre um episódio pouco conhecido por nós, a batalha fluvial de Mbororé.

Às vésperas desta batalha, na redução de São Luís, um cacique e um padre jesuíta contam a Inácio, um menino índio sobre a vitória acontecida em 1641, quando os guaranis – fugindo dos paulistas bandeirantes, que buscavam escravizá-los – e alguns padres jesuítas organizam a resistência numa curva do rio Uruguai chamada Mbororé.

Foram oito dias de combate até a vitória final, quando, forçados a se embrenharem na mata, os paulistas foram caçados pelos guaranis.

"...Mais de 250 anos depois do combate de 1756, que resultou num massacre físico e cultural da experiência implementada por jesuítas e guaranis em espaços geográficos que hoje pertencem à Brasil, Argentina e Paraguai, o evento sangrento ainda assombra o nosso presente. Feito do diálogo entre as cores branca, ocre e preta, esse é um livro que mostra o quão eurocêntricas são as nossas histórias Ocidentais, e como é preciso descolonizar nossa própria imaginação. Leia com urgência.” — Lilia Moritz Schwarcz.

Eu adoraria ter aprendido história assim, na escola...

A graphic novel está disponível em todas as livrarias, nos formatos físico e e-book.

Você leu ou quer ler? Me conta!⁣

 


📚 A Batalha
Leitura #60 de 2022
Roteiro de: Fernanda Veríssimo
Arte: ⁣Eloar Guazzelli
Ano: 2022
Páginas: 96
Editora: Quadrinhos na Cia.
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas