#12LIVROSPARA2023 - Setembro - Linha Férrea
Hoje é dia de #12Livrospara2023! Este é o livro de setembro
Neste livro encontramos 21 contos. Eles são densos, intensos e muito bem escritos.
Gostei de todos, especialmente do primeiro (que tem o título do livro) e do último, "O Trem". Além de dialogarem entre si, o último encerra a trilha iniciada pelo primeiro de forma interessante e original.
Linha Férrea é divido em três estações: da memória, do mistério e do silêncio. Cada estação traz 7 contos curtos cada uma. Temos ainda a nota da autora que nos ajuda a contextualizar o livro e traz explicações e reflexões muito interessantes. E sua biografia.
Uma curiosidade, Tércia também é fotógrafa, além de professora na Universidade do Ceará. Dois destes textos nasceram de fotos registradas por ela com sua velha Kodak. Um deles, inclusive, é um dos meus favoritos, "Meio-dia de verão".
Sua escrita é vigorosa, bonita e fluida.
Achei a capa bonita e gostei muito da diagramação. Edição caprichada da Grua Livros. Foi publicado originalmente em 2001, como vencedor da categoria conto do Prêmio Redescoberta da Literatura
Esta edição faz parte da Coleção Grua Guarda, que tem como propósito publicar novamente livros brasileiros que estavam há pelos menos 10 anos fora de catálogo. Eu adoro esta coleção e os projetos lindos da Grua.
Eu sou muito fã da escrita da Tércia e este é o terceiro livro dela que leio. E obviamente quero ler tudo o que esta moça talentosa escreve.
Assista abaixo a resenha em vídeo que eu gravei para o nosso canal no #YouTube:
Recomendo! Você leu ou quer ler? Me conta!
Editora: Grua Livros
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Parece ser um livro que possui muitos ensinamentos para todos nós.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia