#12LIVROSPARA2023 - MARÇO - O PIOR DIA DE TODOS

Hoje é dia de #12Livrospara2023! Todo dia 12 eu trago a resenha do livro do mês. Este é o livro de março, O Pior Dia de Todos, escrito pela Daniela Kopsch, Editora Tordesilhas.⁣

Este livro estava na minha biblioteca aguardando a leitura e este ano o selecionei para este projeto que eu adoro. Foi o livro sorteado para este mês.

Trata-se de uma ficção criada a partir de um dia trágico, o Massacre de Realengo. No dia 07 de abril de 2011, um ex-aluno invadiu a escola, localizada em Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro e matou 12 alunos, na maioria meninas. Daniela Kopsch foi uma das jornalistas que cobriram este horrível evento.

Aqui temos duas meninas, Natália e sua prima Maria Laura, Malu para quase todos e Laurinha para a prima. As duas foram criadas juntas desde bebês e são muito unidas. Vamos mergulhar nas suas vidas.

Minhas Impressões
Tenho que confessar uma coisa primeiro, eu estava bem apreensiva para ler este livro, pois imaginei que seria um livro inteiro focado numa tragédia.

Fui surpreendida positivamente, pois é um livro bonito, delicado e sensível. Uma história sobre amizade, família, irmandade, pertencimento, amor e esperança.

Foi uma leitura fluida e muito emocionante. Eu fiquei tensa imaginando quem seriam as vítimas do massacre, mas a maior parte da trama aborda o universo das primas. Criadas numa família com dificuldades financeiras, mas muito amor, acompanhamos o início da escola, as amigas, o primeiro amor, os ciúmes e rivalidades, as descobertas próprias da idade. Acompanhamos ainda a batalha árdua da família em busca não só da sobrevivência, mas para dar um futuro melhor para as meninas.

A leitura me trouxe uma reflexão muito importante sobre a perenidade da vida. Sobre o quanto precisamos aproveitar os momentos vivenciados, pois de um segundo para o outro tudo pode mudar.

"Eu não tinha idade para entender o que talvez ninguém tenha idade para entender: a nossa rotina é frágil e desaparece de repente. Basta uma brecha no desenrolar do dia e a vida como a conhecemos acaba em ruína. O prédio desaba, um carro explode ou um homem entra numa escola e mata 12 crianças."

A escrita da Daniela é muito boa e fluida. Acho que ela foi muito cuidadosa e respeitosa nos apresentando esta história.
Eu sempre reforço que adoro livros escritos por jornalistas. É quase uma garantia de um texto bem escrito.

Os capítulos curtos e o fato de ser escrito em primeira pessoa, trazem uma leveza à trama. Gostei bastante destes artifícios.

Foi uma leitura impactante, que ficou reverberando por aqui por um bom tempo, mas felizmente não foi uma leitura que me arrasou.

Sobre a edição
Gostei muito da edição. Achei a capa linda e gostei da combinação de cores, principalmente do azul e amarelo.

Letras em tamanho confortável e páginas amareladas. Li a a versão física e ele também está disponível em e-book.

Diagramação caprichada. O livro é divido em duas partes: infância e fim da infância. A primeira parte tem 75 capítulos e a segunda, 25. Apresenta ainda um posfácio e os agradecimentos no final.

Os capítulos são bem curtinhos, de duas, no máximo três páginas e temos uma narradora, a Malu. O livro é escrito em primeira pessoa.

Assista abaixo a resenha em vídeo que eu gravei para o nosso canal no #YouTube:

Recomendo! Você leu ou quer ler? Me conta!

Sobre a autora
A escritora e jornalista Daniela Kopsch nasceu em Piçarras, pequena cidade do litoral de Santa Catarina, em 1987, e morou por muitos anos no Rio de Janeiro, onde trabalhou como repórter e redatora para veículos como Canal Futura, Editora Abril e Huffington Post. Formada em Jornalismo pela PUC, em Curitiba, atualmente vive em Paris e especializou-se em Literatura na UFRJ. O pior dia de todos (Tordesilhas, 2019) é sua estreia na ficção.

O PIOR DIA DE TODOS
Autora: Daniela Kopsch
Editora: Tordesilhas
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Tordesilhas

Post relacionado:
#12livrospara2023 - Apresentação



Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas