#12LIVROSPARA2023 - Fevereiro - O Funeral da baleia

 
Hoje é dia de #12Livrospara2023! Este é o livro de fevereiro.⁣

#ResenhaMaeLiteratura

O Funeral da baleia trata de ausências e presenças. De peso e leveza.

Um livro forte e impactante, que mesmo após a leitura, ficou reverberando nos meus pensamentos.

A escrita da Lilian é ótima e fluida e traz poesia para seu primeiro romance. Isso deixa o texto ainda mais muito bonito. Um livro diferente e único, com pitadas de realismo mágico.

Pai e filha, Joana e Artur Pereira, vivem na fictícia cidade de Assum Preto. Logo no início da trama, têm que lidar com a morte da mãe/esposa. Esta mulher não tem nome, Joana se refere a ela como Mãe.

Gostei muito como o relacionamento dos dois é retratado, um tanto árido, subjetivo e ao mesmo tempo, terno.

Destaco uma das passagens que achei linda:

"Artur Pereira pega um prato na prateleira embaixo da pia. Olha pelo vitrô. Vê a esposa jovem, a filha ainda criança correndo pela lateral da casa. Fiéis. Depois pensa que é uma lembrança, e não a sua imaginação. Que a memória é como a lateral da casa, um lugar que ele pode visitar às vezes, fazer uma viagem ao momento em que aconteceu isso ou aquilo."

Edição belíssima da Patuá, diagramação caprichada, capa dura.

Bom, muito bom! Quero ler todos os livros da Lilian.⁣

Assista abaixo a resenha em vídeo que eu gravei para o nosso canal no #YouTube:


O livro tem um site próprio e por lá, é possível baixar o PDF do livro. Para acessar o site, clique aqui.

Recomendo! Você leu ou quer ler? Me conta!


Sobre a autora
Lilian Sais é escritora, preparadora de texto e produtora de podcasts. Doutora em Letras Clássicas, publicou, de poesia, a plaquete Passo imóvel (Ed. Cozinha Experimental) e os livros Acúmulo (Ed. Patuá) e Uma baleia nunca dorme profundamente (Ed. Hecatombe). Tem poemas, contos e textos críticos publicados em diversas revistas digitais e impressas. Alguns dos seus poemas foram traduzidos para o espanhol, o inglês e o grego moderno. Em 2021, venceu o Prêmio CEPE Nacional de Literatura, na categoria poesia, com o livro inédito Motivos para cavar a terra. Em 2020, foi contemplada pelo ProAC para a publicação deste, que é o seu primeiro romance.

O FUNERAL DA BALEIA
Autora: Lilian Sais
Editora: Patuá
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Patuá

Post relacionado:
#12livrospara2023 - Apresentação



Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas