#12LIVROSPARA2023 - JUNHO - Nem Sinal de Asas
Hoje é dia de #12Livrospara2023! Este é o livro de junho
Um livro muito bem escrito e diferente.
A história é melancólica e original. A escrita da Marcela é otima e tem um humor sutil e delicado, que muito me agradou.
Anja, que não gosta do seu nome e prefere ser chamada de Ângela tem uma história de vida singular. Filha de um negro com uma branca, ainda bebê, sua mãe passa em seu corpo limão, na esperança de clareá-la. Desencadeia uma reação com muitas bolhas e uma aversão a este fruto, por toda vida.
O pai morre de repente, quando Anja é bem criança ainda e gera um grande trauma na mãe. Ela sempre repete que é perigoso se apegar.
Não quero dar spoilers, mas fiquei muito surpresa ao constatar (depois da leitura) que o livro foi inspirador num fato real, embora este pareça completamente surreal.
Temos a narração feita pela portagonista e por Ramiro, porteiro do prédio, onde Anja viveu por muitos anos. Predio este que originalmente foi um hotel.
Os personagens secundários são interessantes e bem construídos: Adriano, o vizinho amigo desde criança. Afonso, o menino vizinho. Helena a amiga da faculdade. Destaque para Rinoceronte, o gato!
Os capítulos curtos dão um respiro à trama densa. Capa linda, edição bonita e caprichada da Patuá.
No final fica a reflexão do quanto poderíamos viver com plenitude e deslumbramento se assim fosse permitido e autorizado, desde a infância. Quando temos asas para sonhar e voar...
Recomendo muito!
Assista abaixo a resenha em vídeo que eu gravei para o nosso canal no #YouTube:
Você leu ou quer ler? Me conta!
Editora: Patuá
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Comentários
Postar um comentário