RESENHA: A Vida brinca muito comigo, De David Grossman , COMPANHIA DAS LETRAS

A resenha de hoje é do livro A Vida brinca muito comigo, de David Grossman, Editora Companhia das Letras.

A Vida brinca muito comigo é daqueles livros muito bem escritos. Um livro denso que exige uma disponibilidade interna e atenção para aproveitar a leitura. Talvez tenha lido num momento que não estava nesta mesma vibe.

Demorei muito para ler e até mais da metade, estava achando bem cansativo. Principalmente uma personagem, a mãe que vai embora e não cria a sua filha. Ela me incomodou muito.

Quando nos debruçamos na sua história, alguns pontos ficaram mais claros e consegui ter um pouco mais de empatia por ela. Da metade para frente o livro ganhou novo fôlego e me manteve curiosa.

No aniversário de noventa anos de Vera, sua filha Nina está de volta ao kibutz em Israel onde mora a família. Sua neta Guili tem uma relação muito afetiva e próxima com a avó e com o pai, mas ressente-se da ausência da mãe.

A maior reflexão do livro é o poder das escolhas e o quanto elas vão impactar nossas vidas após as tomadas de decisões.

O que uma mãe deve fazer ? Preservar a honra e a memória do marido, ou defender o futuro da sua filha? Para mim, enquanto leitora e mãe, seria uma decisão fácil, assim como para a neta que ouve a história, mas para aquela mãe nem foi um dilema, ela nem teve dúvidas. Não quero dar mais spoilers, mas esta reflexão foi o ponto alto da trama, na minha opinião.

Gostei também da linguagem de documentário que ele carrega, por conta da profissão de dois personagens.

A trama é densa e o livro muito bem escrito. Achei interessantes as descrições do autor sobre os costumes e a vida social dos personagens.

Capa bonita e estilosa, revisão perfeita da Companhia das Letras.

David Grossman é um escritor e pacifista israelense. Não tinha lido nada dele e fiquei curiosa para ler seus outros livros. Você já leu algum? Me conta.

Sobre o autor
A obra do escritor é mundialmente conhecida pelo tom pacifista e esquerdista. O intelectual defende que a literatura pode ser uma poderosa arma para resgatar a dimensão humana do conflito. Ele assina a autoria de mais de vinte livros, traduzidos em vários idiomas, sendo que dez deles já estão no mercado brasileiro, publicados pela editora Editora Cia das Letras. Além de suas histórias e personagens, já se manifestou sobre a literatura israelense e seu aspecto político. David Grossman nasceu em 1954 em Jerusalém, filho de um taxista, mais tarde transformado em livreiro, que lhe transmitiu o amor pelos livros. Estudou filosofia na Universidade de Jerusalém, cumpriu o serviço militar de 1971 a 1975, e trabalhou como jornalista na rádio nacional durante 25 anos, até ser despedido por se ter recusado a abafar uma notícia sobre a criação de um Estado declarado pela Autoridade Palestiniana. A escrita chegou pouco depois de conhecer a mulher, Michal. Grossman perdeu seu filho Uri, na Guerra Israelo-Libanesa de 2006. O luto por essa perda foi tratado na literatura em seu livro Fora do Tempo, no qual um pai, após cinco anos em silêncio traumático, parte em uma jornada para um indefinido "lado de lá" onde pretende se encontrar com o filho morto.

📚 A VIDA BRINCA MUITO COMIGO
Autor: David Grossman
Tradução: Paulo Geiger
Ano: 2022
Páginas: 296
Editora: Seguinte
Livro cedido pela Editora
Minha avaliação: 4,5 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras


Posts Relacionados:
Resenha: Oito Horas perfeitas

Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:






Comentários

Postagens mais visitadas