BLOGAGEM COLETIVA - ALIANÇA DOS BLOGS: Setembro
Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva Aliança dos Blogs!
Todos os meses, eu e dois amigos blogueiros super queridos: a Danielle e o Tom, apresentamos nos nossos BLOGS, as postagens da ALIANÇA DOS BLOGS.
Pensamos com muito carinho e cuidado no que agradaria nossos leitores e esperamos que vocês gostem da nossa seleção!
Sempre na última quarta feira do mês temos um tema diferente para compartilhar com vocês.
O tema deste mês é ILUSTRAÇÃO/QUADRINHO. Selecionei um livro que eu adorei com esta temática para te apresentar. Vamos conferir?
Hoje trago a resenha da graphic novel Dragon Hoops - De pequenos passos a grandes saltos, de Gene Luen Yang, da Editora Companhia das Letras, selo Quadrinhos na cia.
Eu amo ler graphic novel, pois além dos quadrinhos, é sempre uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a história e a trajetória do autor. Neste gênero literário o autor e o ilustrador são a mesma pessoa.
Esta edição começa com Gene contando que odeia esportes desde pequeno, principalmente basquete. Que seu barato sempre foi histórias em quadrinho. Ele escreve sobre elas e naquele momento é professor de ensino médio no Colégio Bishop O´Dowd.
Ele queria contar a sua história, mas não sabia como. Prestando a atenção nas conversas dos alunos, percebeu a empolgação deles ao falar do time da escola, o Dragon Hoop.
E aos poucos a ideia vai tomando forma, escrever sobre basquete, quem diria, né? E quem ia imaginar que esta se tornaria umas das histórias mais legais sobre este tema, inclusive para quem não gosta ou não acompanha tão de perto este esporte!
Vamos conhecer a acompanhar personagens interessantes como o treinador da equipe de basquete do colégio, o Lou Richie. Os alunos jogadores Ivan, Paris, Oderah, Arinze, Jeevin, Qianjun, Austin, o treinador Phelps. Além dos jogos com outros times de colégios adversários.
Gene traz ainda informações históricas sobre o basquete feminino, como começou e como até hoje o público é menor que o masculino (assim como em outros esportes, infelizmente). Eu adorei estas passagens.
O último capítulo é sobre o Gene, sobre suas decisões após o término do livro, quando ele resolve deixar de ser professor para se dedicar totalmente à profissão de quadrinista.
E claro, os capítulos são entremeados com a sua história pessoal, com sua família (esposa e filhos pequenos), suas dúvidas sobre a escrita do livro, sobre seu envolvimento com o basquete, o que é muito bacana de acompanhar.
Editora: Quadrinhos na Cia
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Não deixe de passar nos blogs participantes, para conferir as postagens dos nossos amigos:
Danielle SV - " Nossa maravilhosa blogagem coletiva desse Mês vem com o tema - Ilustração/Quadrinhos. Para esse tema trouxe o livro - Ziraldo n'O Pasquim: só dói quando eu rio. É um livro feito com as ilustrações do Jornal - O Pasquim (de 1969 à 1991) sendo que Ziraldo foi presença constante até 1982. O leitor vai poder acompanhar sua original narrativa dos treze anos dessa história recente e perceber, enquanto riem, o significado do que sentiram os que viveram aquela época."
Tom Dutra - "Olá, gente amiga, e aqui estamos para mais uma blogagem coletiva! O tema do mês é, mais uma vez, Quadrinhos, mas o que não faltam são HQs bacanas pra gente comentar por aqui, e eu escolhi "Family Tree" lançada pela Editora Intrínseca já faz um tempinho mas que eu curto demais!"
Comentários
Postar um comentário