Resenha: Guernica⁣ | Bruno Loth | L&PM Editores

 

A resenha de hoje é do livro Guernica, de Bruno Loth, da L&PM Editores.

Sinopse: A história da destruição de Guernica e da criação de uma das obras de arte mais célebres de todos os tempos. Espanha, 1937. A cidade de Guernica, no norte da Espanha, é assolada por um ataque aéreo sem precedentes. Este crime de guerra entrará para a história como a primeira vez em que civis foram alvo deliberado de um bombardeio aéreo, e também como a fonte de inspiração para que Pablo Picasso pintasse uma de suas obras mais conhecidas. Ainda hoje, a cidade basca de Guernica e o quadro de mesmo nome simbolizam as atrocidades da guerra e do fascismo. Este livro dá vida aos personagens deste drama, tão palpitante quanto atual.


#ResenhaMaeLiteratura

Este é o primeiro livro que recebi pela parceria deste ano, com a L&PM Editores. Começamos muito bem, pois fiquei complemente encantada com esta Graphic Novel.

Linda, colorida, forte e emocionante, Guernica nos conta sobre o ataque alemão que destruiu a cidade espanhola, massacrou seus moradores e inspirou Pablo Picasso.

Durante três semanas, o famoso artista pintou sem parar e em 4 de junho de 1937 concluiu esta obra forte e maravilhosa.

Foi uma leitura muito sofrida, mas bonita também. Ler sobre os horrores da guerra, detalhes retratados de alguns habitantes, você saber o que vai acontecer e eles não, é muito assustador. Perceber que em segundos tudo muda e nada volta a ser como antes é terrível.

Mais assustador é pensar na reflexão que o autor deixou no final da história. Apesar dos horrores de Guernica nada mudou, cidades continuam sendo destruídas e povos arrasados nos dias de hoje.

Adorei a composição do livro. No final dele encontramos fotos da obra original, a história de Luis Iriondo, o último sobrevivente do bombardeio e a canção de ninar de Biscaia. Fiquei muito emocionada com esta leitura.

Achei a capa belíssima e a edição maravilhosa.

⁣Recomendo muito! Você leu ou quer ler Guernica? Me conta!


📚 Guernica
Leitura #53 de 2022
Autores: Bruno Loth e Corentin Loth
Tradutor: Alexandre Boide
Ano: 2011
Páginas: 240
Editora: L&PM Editores
Livro recebido da Editora
Minha avaliação: 5,0 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon


Posts Relacionados:


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:



Comentários

Postagens mais visitadas