Resenha: Com Amor, Anthony - Lisa Genova @harpercollinsbrasil

A resenha de hoje é do livro Com Amor, Anthony, escrito pela Lisa Genova, Editora HarperCollins Brasil. Este livro foi escolhido para o nosso primeiro Clube da Leitura OnLine. Só por este motivo, ele já se tornou muito especial. Você pode conferir como foi este clube da leitura aqui e aqui. Vamos conferir minhas impressões? 

Sinopse
Anthony é autista, mas essa está longe de ser a principal forma de defini-lo. Ao lhe dar voz, Lisa Genova permite que o garoto revele os segredos por trás do funcionamento de sua mente: por que odeia pronomes, mas ama o número três e balanços, e como ele experimenta a rotina, a alegria e o amor. E é a voz dessa criança que vai guiar duas mulheres em uma jornada inesquecível.

Minhas impressões
Escolhi este livro para o nosso primeiro clube de leitura online, primeiro porque gostei muito do livro anterior que li da Lisa, Para Sempre Alice e também porque queria um livro especial e impactante para começar nosso Clube. Foi uma ótima escolha, acertamos em cheio, o livro agradou todos os leitores do clube.

Gostei muito da trama, adoro a escrita da Lisa, que além de escritora é neurocientista, ou seja ela tem embasamento teórico para escrever sobre este tema amplo e importante, o autismo.

Apesar do tema central ser o autismo, o livro é muito mais amplo, não é um livro técnico, nem maçante. Trata-se de um romance, bem escrito e envolvente. Olívia é mãe de Anthony, um menino diagnosticado com autismo. Beth, uma dona de casa, mãe de três meninas, que redescobre o prazer da escrita. As histórias destas duas mulheres, começam a se cruzar no decorrer da trama.

Os capítulos são alternados pelas duas protagonistas e eu adoro este recurso. Ele dá mais leveza à história e segura o leitor interessado em descobrir o que vai acontecer com as duas personagens e seus núcleos familiares.

O livro traz temas interessantes como amizade, final de relacionamento, segunda chance para um casamento, processo de escrita, filhos. Além da questão, importante e difícil do luto, de perder um filho e lidar com a sua morte. Algumas situações hilárias, como a cena que Beth e Jimmy consultam um psiquiatra especialista em terapia de casal, entendi como uma crítica e/ou uma sátira a muitos atendimentos "diferentes" que se encontram por aí.

Lisa descreve cenas de forma linda e intensa. São cenas que dariam um lindo filme. Várias me chamaram muito a atenção. Entre as minhas preferidas estão as cenas que acontecem nas praias; o dia do Narciso, quando a cidade "floresce" numa explosão de cores e luz e a cena do clube de leitura de Beth e suas amigas, reunidas num almoço cheio de beleza e sabores diversos. Eu sempre quis fazer um clube da leitura assim e esta passagem só me aguçou este desejo. Guardei a cena, para em breve transformar esta inspiração em verdade.

A escrita da autora é muito bonita, fluida e interessante. As cenas são descritas com detalhes e é fácil visualizá-las. O livro despertou muitas emoções, não só em mim, mas em todos os leitores do nosso grupo. Durante a leitura me emocionei, ri, fiquei brava, concordei, discordei, viajei com os personagens, me identifiquei com as duas mães. Estas duas mulheres têm personalidades, desejos e necessidades diferentes, mas no fundo apresentam tudo o que cada uma de nós carregamos no íntimo, talvez por isso aconteça esta empatia e identificação com a escrita da autora.
"Não almeje a perfeição. Almeje a completude.
A perfeição é uma ilusão inatingível."
A capa é bonita, gostei das cores e dos elementos simbólicos que remetem à trama. Edição caprichada da HarperCollins, boa diagramação, adorei os espaçamentos, o tamanho das letras e as páginas amarelas.

Gostei muito do livro e ele só não levou 5 estrelas, por conta do artifício utilizado pela autora para justificar a escrita do livro, na trama. Não vou entrar em detalhes para não dar spoiler, mas confesso que esperava um outro tipo de explicação para este recurso. É um livro especial e recomendo sua leitura. Leia e me conta o que achou!

A minha amiga Karla, do Pacote Literário, participa do nosso clube da leitura e também leu o livro. Não deixe também de passar no Pacote Literário e nos conte o que achou, se ficou curioso, se quer ler este livro também.

Ficha Técnica
Título: Com Amor, Anthony
Autora: 
Lisa Genova
Tradutor: Alyne Azuma
Ano: 2019
Páginas: 280

Editora: HarperCollins Brasil
Classificação: 4,5/5 estrelas
Livro cedido pela Editora

Adicione no Skoob
Para comprar: HarperCollins Brasil 


Comentários

  1. Oi Clauo! Adorei as suas impressões e, mais uma vez, a lindíssima foto! A capa desse livro também me chamou muita atenção. Pelo mesmo motivo que você não deu 5 estrelas, eu favoritei o livro, pois adorei a forma como tudo se deu, daquela "mera coincidência" que eu não acredito que exista. Amei os personagens bem escritos como sempre por essa autora e o atendimento ao casal foi realmente um dos pontos mais engraçados e reflexivos do livro. Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas