Pular para o conteúdo principal

Resenha: Com Amor, Anthony - Lisa Genova @harpercollinsbrasil

A resenha de hoje é do livro Com Amor, Anthony, escrito pela Lisa Genova, Editora HarperCollins Brasil. Este livro foi escolhido para o nosso primeiro Clube da Leitura OnLine. Só por este motivo, ele já se tornou muito especial. Você pode conferir como foi este clube da leitura aqui e aqui. Vamos conferir minhas impressões? 

Sinopse
Anthony é autista, mas essa está longe de ser a principal forma de defini-lo. Ao lhe dar voz, Lisa Genova permite que o garoto revele os segredos por trás do funcionamento de sua mente: por que odeia pronomes, mas ama o número três e balanços, e como ele experimenta a rotina, a alegria e o amor. E é a voz dessa criança que vai guiar duas mulheres em uma jornada inesquecível.

Minhas impressões
Escolhi este livro para o nosso primeiro clube de leitura online, primeiro porque gostei muito do livro anterior que li da Lisa, Para Sempre Alice e também porque queria um livro especial e impactante para começar nosso Clube. Foi uma ótima escolha, acertamos em cheio, o livro agradou todos os leitores do clube.

Gostei muito da trama, adoro a escrita da Lisa, que além de escritora é neurocientista, ou seja ela tem embasamento teórico para escrever sobre este tema amplo e importante, o autismo.

Apesar do tema central ser o autismo, o livro é muito mais amplo, não é um livro técnico, nem maçante. Trata-se de um romance, bem escrito e envolvente. Olívia é mãe de Anthony, um menino diagnosticado com autismo. Beth, uma dona de casa, mãe de três meninas, que redescobre o prazer da escrita. As histórias destas duas mulheres, começam a se cruzar no decorrer da trama.

Os capítulos são alternados pelas duas protagonistas e eu adoro este recurso. Ele dá mais leveza à história e segura o leitor interessado em descobrir o que vai acontecer com as duas personagens e seus núcleos familiares.

O livro traz temas interessantes como amizade, final de relacionamento, segunda chance para um casamento, processo de escrita, filhos. Além da questão, importante e difícil do luto, de perder um filho e lidar com a sua morte. Algumas situações hilárias, como a cena que Beth e Jimmy consultam um psiquiatra especialista em terapia de casal, entendi como uma crítica e/ou uma sátira a muitos atendimentos "diferentes" que se encontram por aí.

Lisa descreve cenas de forma linda e intensa. São cenas que dariam um lindo filme. Várias me chamaram muito a atenção. Entre as minhas preferidas estão as cenas que acontecem nas praias; o dia do Narciso, quando a cidade "floresce" numa explosão de cores e luz e a cena do clube de leitura de Beth e suas amigas, reunidas num almoço cheio de beleza e sabores diversos. Eu sempre quis fazer um clube da leitura assim e esta passagem só me aguçou este desejo. Guardei a cena, para em breve transformar esta inspiração em verdade.

A escrita da autora é muito bonita, fluida e interessante. As cenas são descritas com detalhes e é fácil visualizá-las. O livro despertou muitas emoções, não só em mim, mas em todos os leitores do nosso grupo. Durante a leitura me emocionei, ri, fiquei brava, concordei, discordei, viajei com os personagens, me identifiquei com as duas mães. Estas duas mulheres têm personalidades, desejos e necessidades diferentes, mas no fundo apresentam tudo o que cada uma de nós carregamos no íntimo, talvez por isso aconteça esta empatia e identificação com a escrita da autora.
"Não almeje a perfeição. Almeje a completude.
A perfeição é uma ilusão inatingível."
A capa é bonita, gostei das cores e dos elementos simbólicos que remetem à trama. Edição caprichada da HarperCollins, boa diagramação, adorei os espaçamentos, o tamanho das letras e as páginas amarelas.

Gostei muito do livro e ele só não levou 5 estrelas, por conta do artifício utilizado pela autora para justificar a escrita do livro, na trama. Não vou entrar em detalhes para não dar spoiler, mas confesso que esperava um outro tipo de explicação para este recurso. É um livro especial e recomendo sua leitura. Leia e me conta o que achou!

A minha amiga Karla, do Pacote Literário, participa do nosso clube da leitura e também leu o livro. Não deixe também de passar no Pacote Literário e nos conte o que achou, se ficou curioso, se quer ler este livro também.

Ficha Técnica
Título: Com Amor, Anthony
Autora: 
Lisa Genova
Tradutor: Alyne Azuma
Ano: 2019
Páginas: 280

Editora: HarperCollins Brasil
Classificação: 4,5/5 estrelas
Livro cedido pela Editora

Adicione no Skoob
Para comprar: HarperCollins Brasil 


Comentários

  1. Oi Clauo! Adorei as suas impressões e, mais uma vez, a lindíssima foto! A capa desse livro também me chamou muita atenção. Pelo mesmo motivo que você não deu 5 estrelas, eu favoritei o livro, pois adorei a forma como tudo se deu, daquela "mera coincidência" que eu não acredito que exista. Amei os personagens bem escritos como sempre por essa autora e o atendimento ao casal foi realmente um dos pontos mais engraçados e reflexivos do livro. Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #20

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Esta semana continuo fria! Chegou uma frente fria que derrubou as temperaturas por aqui e ela ainda não foi embora. Tivemos passeio encontros especiais, Clube da Leitura, ótimas leituras, academia quase todos os dias e muito trabalho . Você também sai carregada assim de casa? Olha eu na segunda feira! Marmita, sacola com material de trabalho, jaleco, mala de academia, porque se for para casa eu nao volto para malhar... Friozinho delícia! Eu amo! Zacarias bem quentinho de roupinha por aqui. Mesmo com o frio, fui a semana toda na academia, menos na sexta, pois acompanhei meu pai numa consulta. Lá dentro é bem quente, então treino de shorts e regata, mas na saída estava gelado, por isso, roupas quentinhas para ir casa e vamos que vamos. Esta semana, consegui aproveitar duas vezes, meia hora do meu almoço no trabalho, para ler. Amo estes momentos, são muito bons e me fazem muito bem. Da série, as alegrias que os livros me traze