Filme: O Nome da Morte

Olá!
Assisti o filme O Nome da morte na cabine de imprensa da Imagem Filmes. O filme estréia dia 02/08 em circuito nacional.
O filme é baseado no livro homônimo, de Klester Cavalcanti, da Planeta de Livros.
Eu devorei o livro uma semana antes, quando recebi o convite desta cabine. A resenha do livro você lê aqui.
Atenção, se você também leu o livro, não espere encontrar um filme fiel a ele, pois você pode se decepcionar. Eu fui com esta expectativa e confesso que a princípio sai brava do cinema. 
Durante a coletiva de imprensa, tanto Klester Cavalcanti quanto Henrique Goldman, diretor do filme me convenceram do porque das mudanças. Ambos explicaram que o filme não é um documentário e nem uma série, por isso muitas cenas que eu esperava ver no filme não estavam lá (participação na guerrilha, a Serra Pelada, o Rio Araguaia). A essência do livro se manteve, mas muitas ações e situações estavam bem diferentes.

O que eu mais gostei foi a forma que o diretor e os atores protagonistas encontraram de mostrar as características de personalidade do Júlio e da sua esposa, Maria. Pigossi e Fabíola conseguiram captar bem estas nuances e seus personagens convencem e muito bem. André Mattos está ótimo no papel do tio que é decisivo na vida de Júlio. Apesar do tema violento, o filme e muito bem feito e dirigido. Prendeu minha atenção do início ao fim.

Não conhecia o trabalho do Marco Pigossi, mas gostei muito da sua interpretação, ele conseguiu traduzir para a telona este personagem tão diferente e intrigante. Eu já era fã do trabalho da Fabíola desde que a vi no incrível filme Estômago e achei que ela está ótima neste papel também.
Sinopse: Júlio (Marco Pigossi) é um jovem que vive com a família no interior do Brasil. Por lealdade ao tio Cícero (André Mattos) Júlio mata pela primeira vez. Descobre então uma perturbadora vocação que irá se transformar em ofício. Homem carinhoso, Júlio se casa com Maria (Fabiula Nascimento). Religioso é atormentado a cada disparo, mas segue adiante enquanto vive um mergulho num país sem lei, onde cada vida tem seu preço, mas nenhum valor. "O Nome da Morte" é baseado em fatos reais.

Elenco: Fabiula Nascimento, Andre Mattos, Marco Pigossi, Matheus Nachtergaele, Tony Tornado, Marie Paquim, Augusto Madeira, Martha Nowill, Gillray Coutinho, André Luiz, Dante Parreão, Marcelo Madureiro Soares, Jota Ferreira, Demy Britto, Jessica Alencar, Antonio Piaui, Hygor Diniz 
Direção: Henrique Goldman 
Gêneros: Policial, Drama,Biografia 
Inadequações: Linguagem imprópria e violência 
Duração: 98 minutos



Comentários

  1. Faz um tempo que não assisto nada nacional e achei este uma boa pedida.
    Eu também sempre espero o filme fiel ao livro, mas tento entender que algumas alterações acabam se fazendo necessárias, só não gosto quando muda muito.
    Fiquei curiosa por esse, vou ler o livro primeiro.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá este não costuma ser um tipo de filme que gosto, mas acredito que o conflito que o personagem enfrenta diante dos fatos devem ser um tanto curiosos de ver, interessante. Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas