Eu Li: Revoada - José Fernando Guedes

Quando eu soube do lançamento de Revoada, na hora solicitei para nossa parceira Oasys Cultural o envio deste livro, editado pela 7Letras. Eu já tinha lido o primeiro livro do José Fernando Guedes, Se o Vento diz e tinha adorado sua escrita.

José Fernando além de neurocirurgião e professor de neutorcirurgia, é um poeta extremamente sensível e talentoso. Que delícia ler seu livro! São livros como este que me despertam o encantamento pela poesia. 
Percebo ainda muita dificuldade em leitores que não têm o hábito de ler livros deste gênero literário e tenho certeza que livros como Revoada quebram esta resistência.

SinopseMesclando textos em prosa poética a versos que revelam um olhar atento ao cotidiano e aos personagens da vida urbana, José Fernando Guedes constrói suas cenas e histórias com raro talento. Entre as emoções diárias que vivemos e/ou observamos e o voo inocente dos pássaros que nos veem do alto, o poeta revela sempre algo a mais – abrindo nossos olhos para a beleza do que está à vista de todos, e só é preciso parar para enxergar.


Revoada traz 50 poesias sobre cotidiano, detalhes observados pelo autor, carregadas de encantamento e sensibilidade. Algumas me emocionaram muito, como a da cachorra Tuca, na poesia Cadela e a do menino de nove anos, na poesia Ambulatório. São poesias para ler e reler, que me fizeram pensar, refletir e ver algumas cenas com novo olhar.
Foi difícil escolher uma, mas assim como na resenha do livro anterior, separei Rio Negro para compartilhar com vocês



A edição do livros está muito bonita. Achei a capa linda, diagramação bem cuidada, folha amareladas, letras em tamanho confortável para leitura. 

Ficha técnica
Título: Revoada
Autor: José Fernando Guedes
Ano: 2017
Páginas: 76
Editora: 7 Letras
Avaliação: 5/5 - Favoritado
Adicione o livro no Skoob
Livro cedido em parceria com produtora cultural
Comprar o livro: Editora 7Letras | Amazon

Sobre o autor: José Fernando Guedes nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É neurocirurgião e professor de neurocirurgia (Unirio), e autor de Se o vento diz (Imprimatur 2015)

Revoada, assim como Se o vento diz entraram para a galeria dos meus livros preferidos. Mais um livro de cabeceira. Recomendo muito esta leitura! 



Comentários

  1. Muito bom vou incluir na minha pequena lista RS.

    ResponderExcluir
  2. Li esse e está maravilhoso mesmo!
    Bela escolha da poesia para o post!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro poesias, mas confesso que faz tempo que não leio esse tipo de gênero literário. Gostei da dica Clau, deve ser lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Livros assim me inspiram! Também gostaria de ver minhas poesias num livro!

    ResponderExcluir
  5. Clau, adoro sempre suas resenhas. Confesso que não sou muito adepta a leituras, mas fiquei curiosa.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Clau, a vida está em sincronia comigo ou eu estou em sincronia com a vida.
    Cheguei agora para comentar e ler seu post, e percebo que tem tudo a ver com o tipo de post que amo fazer... Escrita com poesia, cotidiano com poesia, amoooo.
    Amei seu post, sua dica, confesso que não conhecia e já coloquei na lista para comprar e ler...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  7. Que dica bacana vou anotar. Adoro ler e nunca experimentei ler livros de poesia. Será uma ótima experiência.
    Bjis
    Mayara Figueredo

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Já fui leitora voraz de poemas e de poesias, mas confesso que fui me afastando, desencantando, perdendo o gosto por esse gênero. Acho totalmente normal, a gente muda. Aí lendo seu post vi que esse livro é curtinho, 50 poesias apenas, e pensei que talvez seja uma boa hora para mudar de novo!

    Bela dica, está anotada.

    bjss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas