Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Revoada - José Fernando Guedes

Quando eu soube do lançamento de Revoada, na hora solicitei para nossa parceira Oasys Cultural o envio deste livro, editado pela 7Letras. Eu já tinha lido o primeiro livro do José Fernando Guedes, Se o Vento diz e tinha adorado sua escrita.

José Fernando além de neurocirurgião e professor de neutorcirurgia, é um poeta extremamente sensível e talentoso. Que delícia ler seu livro! São livros como este que me despertam o encantamento pela poesia. 
Percebo ainda muita dificuldade em leitores que não têm o hábito de ler livros deste gênero literário e tenho certeza que livros como Revoada quebram esta resistência.

SinopseMesclando textos em prosa poética a versos que revelam um olhar atento ao cotidiano e aos personagens da vida urbana, José Fernando Guedes constrói suas cenas e histórias com raro talento. Entre as emoções diárias que vivemos e/ou observamos e o voo inocente dos pássaros que nos veem do alto, o poeta revela sempre algo a mais – abrindo nossos olhos para a beleza do que está à vista de todos, e só é preciso parar para enxergar.


Revoada traz 50 poesias sobre cotidiano, detalhes observados pelo autor, carregadas de encantamento e sensibilidade. Algumas me emocionaram muito, como a da cachorra Tuca, na poesia Cadela e a do menino de nove anos, na poesia Ambulatório. São poesias para ler e reler, que me fizeram pensar, refletir e ver algumas cenas com novo olhar.
Foi difícil escolher uma, mas assim como na resenha do livro anterior, separei Rio Negro para compartilhar com vocês



A edição do livros está muito bonita. Achei a capa linda, diagramação bem cuidada, folha amareladas, letras em tamanho confortável para leitura. 

Ficha técnica
Título: Revoada
Autor: José Fernando Guedes
Ano: 2017
Páginas: 76
Editora: 7 Letras
Avaliação: 5/5 - Favoritado
Adicione o livro no Skoob
Livro cedido em parceria com produtora cultural
Comprar o livro: Editora 7Letras | Amazon

Sobre o autor: José Fernando Guedes nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É neurocirurgião e professor de neurocirurgia (Unirio), e autor de Se o vento diz (Imprimatur 2015)

Revoada, assim como Se o vento diz entraram para a galeria dos meus livros preferidos. Mais um livro de cabeceira. Recomendo muito esta leitura! 



Comentários

  1. Muito bom vou incluir na minha pequena lista RS.

    ResponderExcluir
  2. Li esse e está maravilhoso mesmo!
    Bela escolha da poesia para o post!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro poesias, mas confesso que faz tempo que não leio esse tipo de gênero literário. Gostei da dica Clau, deve ser lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Livros assim me inspiram! Também gostaria de ver minhas poesias num livro!

    ResponderExcluir
  5. Clau, adoro sempre suas resenhas. Confesso que não sou muito adepta a leituras, mas fiquei curiosa.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Clau, a vida está em sincronia comigo ou eu estou em sincronia com a vida.
    Cheguei agora para comentar e ler seu post, e percebo que tem tudo a ver com o tipo de post que amo fazer... Escrita com poesia, cotidiano com poesia, amoooo.
    Amei seu post, sua dica, confesso que não conhecia e já coloquei na lista para comprar e ler...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  7. Que dica bacana vou anotar. Adoro ler e nunca experimentei ler livros de poesia. Será uma ótima experiência.
    Bjis
    Mayara Figueredo

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Já fui leitora voraz de poemas e de poesias, mas confesso que fui me afastando, desencantando, perdendo o gosto por esse gênero. Acho totalmente normal, a gente muda. Aí lendo seu post vi que esse livro é curtinho, 50 poesias apenas, e pensei que talvez seja uma boa hora para mudar de novo!

    Bela dica, está anotada.

    bjss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç