#12LIVROSPARA2024 - Setembro - O Lugar das Palavras
Hoje é dia de #12Livrospara2024! O Lugar das palavras, da Valéria Martins, Editora 7 Letras, é o livro de setembro.
Minhas impressões
Rafael mora com mãe e a avó. Quer escrever livro, sem ambições, diferente do pai e do irmão mais velho, ambos advogados bem sucedidos.
É nítido e interessante acompanhar o amadurecimento do personagem, assim como suas angústias e temores. Se no começo ele me irritava, no final, acabo a leitura torcendo por ele. Um personagem humano, imaturo e inexperiente, que tem muito chão pela frente.
Jornalista sem experiência profissional, assim como a grande maioria dos seus colegas de turma, Rafael se questiona como se tornará um escritor.
Os capítulos são entremeados com os textos de Rafael. No início achei que fossem seus sonhos. Gostei muito desta estratégia de mesclar o romance com os contos.
Aqui, Valéria usa sua expertise frente à sua agência literária para dar dicas, mostrar alguns caminhos, através do nosso protagonista. Vamos conhecer um curso de escrita criativa e prêmios literários disponíveis, que aguardam a participação do nosso personagem.
Gostei também da mãe do Rafael, esta personagem frustrada e apática, redescobre sua vida após vivenciar um luto, como acontece com tantas pessoas maduras.
A escrita da autora é fluida e interessante e seu talento fica claro principalmente nos contos. Os meus preferidos foram: Despacho, Samba e Cotovelo, muito bons!
A última frase do livro, me arrancou uma boa risada e na hora pensei, como esta Valéria é danada!
Sobre a edição
Achei a capa da Luiza Chamma bonita e estilosa. São 17 capítulos distribuídos em 132 páginas. Os contos, grafados em itálico, dão um respiro interessante à trama. Páginas amareladas, letras em tamanho confortável para a leitura, bom espaçamento e boa revisão.
Valéria Martins é formada em Jornalismo pela Puc-Rio. Trabalhou para diversas revistas das editoras Bloch, Globo e Abril, e para os jornais O Dia e Valor Econômico. Em 2004 migrou para o mercado editorial e atuou em duas grandes editoras: Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008 fundou a agência literária Oasys Cultural. Autora de vários livros de ficção e não ficção, entre eles, “A revolução da longevidade” (Alaúde, 2021), “Sara anda mais bonita” (Megamíni, 7Letras, 2016), “A pausa do tempo” (Jaguatirica, 2013), “A matéria dos sonhos” (ebook, Jaguatirica, 2014), “Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual (Mauad, 1997).Assista abaixo a resenha em vídeo que eu gravei para o nosso canal no #YouTube:
Editora: 7Letras
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Comentários
Postar um comentário