Resenha: Ressurreição | Machado de Assis

 
📚 Ressurreição
Leitura #26 de 2022⁣⁣⁣
Autor: Machado de Assis
Editora: e-book Kindle
Ano: 2013
Páginas: 100
Minha avaliação: 3,0 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣


Há tempos venho ensaiando para ler os livros de Machado de Assis. A motivação veio com o projeto #MachadoEsseLindo, da querida @isavichi. Não perdi tempo e logo me planejei para seguir com o grupo, lendo em ordem cronológica, os livros do Machadão.

Cronograma tranquilo, vamos ler cada obra a cada dois meses.
Ressurreição foi a primeira e confesso que se não fosse o projeto, teria desistido da leitura. Explico melhor, o que gostei e principalmente o que não gostei no livro.

Ressurreição foi o seu primeiro romance, lançado em 1872. Tem como grande diferencial, na minha opinião, a forma como o autor se comunica com os leitores, adorei e achei a frente da sua época. Machado conversa com o leitor, apresentando e comentando o romance.

Seu texto é fácil de ser lido e a trama é bem caracterizada. É indiscutivelmente bem escrito.

Acontece que eu não gostei nenhum pouco dos personagens, eles não são empáticos, muito menos simpáticos, na minha opinião. Amores proibidos, completa falta de comunicação e de confiança entre os protagonistas. É provável que isso tudo seja um reflexo da época e dos costumes desta época, mas infelizmente não me conectei com a leitura, achei enfadonha e arrastada.

Agora o que me cansou (na verdade me esgotou) mesmo foi o protagonista, o Félix. Esta criatura ganhou disparado o título de mala do século! Que insuportável! Mimizento, rancoroso, exagerado, (caricato?) achei impossível torcer por ele (e entendê-lo). Creio que foi o personagem que menos me agradou até hoje. Se foi esta a intenção do autor, acertou em cheio. Revirei os olhos a cada cena dele e fiquei bem aliviada ao conseguir concluir a leitura.

Percebi que a grafia do título do e-book da Amazon está incorreta: "ressureição".

Vamos ver como será o próximo livro, A Mão e a luva, publicado em 1874 .

Você leu Ressurreição? Gostou? Qual livro do Machado é o seu favorito?


Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Chris | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Vanessa | Brenda |



Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

  1. Eu amo os livros do Machado, ainda não li todos mas em breve eu vou conseguir ler.
    Amei ver que você gostou e que o texto é fácil de ler. Amo leitura assim.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Clau

    Adorei sua resenha, principalmente a descrição do personagem como mala do século kkk Confesso que me deixou curiosa viu.
    Tenha A mão e a luva aqui em casa, tentei ler uma vez há alguns anos mas acabei deixando de lado. Curiosa pra saber sua opinião sobre ele :)

    Beijos
    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OI Clau, a questão com os personagens deve sim ser reflexo da época em que o livro foi escrito. Mas agora que você do Félix ser tão mala, até fiquei curiosa para dar uma espiada nele. kkk.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  4. Oi, Clauo!
    Também estou participando da leitura de Machado, ainda que não esteja conseguindo postar muita coisa, mas eu também achei o Félix um "malasemalçaesemroda" (kkkkkk), e achei muito bom que o outro casal, menos promissor conseguiu ser feliz. E menina, eu nem te conto... (conto, sim). Eu conheço uma pessoa que é tal e qual o Félix e que inclusive, é médico e que nunca casou, é um mala, mas não chega a ser chato como o do livro, mas não se prende a ninguém... Na época que fui adolescente, fui cortejada pelo maleta... kkkkk... mas, resisti firmemente! hahahahaha
    Xero, querida!
    Vamos à leitura de "A mão e a Luva".

    ResponderExcluir
  5. Eu li Ressurreição esse ano também, e confesso que amei rsrsrs. Gostei de tudo, até do insuportável Félix.

    https://cafeebonslivros.home.blog/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas