Pular para o conteúdo principal

Resenha: Ressurreição | Machado de Assis

 
📚 Ressurreição
Leitura #26 de 2022⁣⁣⁣
Autor: Machado de Assis
Editora: e-book Kindle
Ano: 2013
Páginas: 100
Minha avaliação: 3,0 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon

#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣


Há tempos venho ensaiando para ler os livros de Machado de Assis. A motivação veio com o projeto #MachadoEsseLindo, da querida @isavichi. Não perdi tempo e logo me planejei para seguir com o grupo, lendo em ordem cronológica, os livros do Machadão.

Cronograma tranquilo, vamos ler cada obra a cada dois meses.
Ressurreição foi a primeira e confesso que se não fosse o projeto, teria desistido da leitura. Explico melhor, o que gostei e principalmente o que não gostei no livro.

Ressurreição foi o seu primeiro romance, lançado em 1872. Tem como grande diferencial, na minha opinião, a forma como o autor se comunica com os leitores, adorei e achei a frente da sua época. Machado conversa com o leitor, apresentando e comentando o romance.

Seu texto é fácil de ser lido e a trama é bem caracterizada. É indiscutivelmente bem escrito.

Acontece que eu não gostei nenhum pouco dos personagens, eles não são empáticos, muito menos simpáticos, na minha opinião. Amores proibidos, completa falta de comunicação e de confiança entre os protagonistas. É provável que isso tudo seja um reflexo da época e dos costumes desta época, mas infelizmente não me conectei com a leitura, achei enfadonha e arrastada.

Agora o que me cansou (na verdade me esgotou) mesmo foi o protagonista, o Félix. Esta criatura ganhou disparado o título de mala do século! Que insuportável! Mimizento, rancoroso, exagerado, (caricato?) achei impossível torcer por ele (e entendê-lo). Creio que foi o personagem que menos me agradou até hoje. Se foi esta a intenção do autor, acertou em cheio. Revirei os olhos a cada cena dele e fiquei bem aliviada ao conseguir concluir a leitura.

Percebi que a grafia do título do e-book da Amazon está incorreta: "ressureição".

Vamos ver como será o próximo livro, A Mão e a luva, publicado em 1874 .

Você leu Ressurreição? Gostou? Qual livro do Machado é o seu favorito?


Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Chris | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Vanessa | Brenda |



Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

  1. Eu amo os livros do Machado, ainda não li todos mas em breve eu vou conseguir ler.
    Amei ver que você gostou e que o texto é fácil de ler. Amo leitura assim.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Clau

    Adorei sua resenha, principalmente a descrição do personagem como mala do século kkk Confesso que me deixou curiosa viu.
    Tenha A mão e a luva aqui em casa, tentei ler uma vez há alguns anos mas acabei deixando de lado. Curiosa pra saber sua opinião sobre ele :)

    Beijos
    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OI Clau, a questão com os personagens deve sim ser reflexo da época em que o livro foi escrito. Mas agora que você do Félix ser tão mala, até fiquei curiosa para dar uma espiada nele. kkk.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  4. Oi, Clauo!
    Também estou participando da leitura de Machado, ainda que não esteja conseguindo postar muita coisa, mas eu também achei o Félix um "malasemalçaesemroda" (kkkkkk), e achei muito bom que o outro casal, menos promissor conseguiu ser feliz. E menina, eu nem te conto... (conto, sim). Eu conheço uma pessoa que é tal e qual o Félix e que inclusive, é médico e que nunca casou, é um mala, mas não chega a ser chato como o do livro, mas não se prende a ninguém... Na época que fui adolescente, fui cortejada pelo maleta... kkkkk... mas, resisti firmemente! hahahahaha
    Xero, querida!
    Vamos à leitura de "A mão e a Luva".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é