Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Jornalista e O Assassino

 
#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣⁣

Eu estava muito curiosa para ler este livro, mas descobri que não era bem o que eu tinha imaginado a princípio.

Um crime bárbaro e chocante, a esposa grávida de um médico da marinha é assassinada, junto com suas duas filhas pequenas. No massacre apenas seu marido é poupado com ferimentos leves. Logo os holofotes se viram para ele e após o julgamento, Jeffrey MacDonald é condenado triplamente à prisão perpétua. Neste monstruoso caso real, o médico segue preso até hoje. Eu imaginei que o livro fosse abordar esta trama, digna dos enredos policiais.

Acontece que este médico, antes do seu julgamento, contratou o jornalista Joe McGinniss para trabalhar junto com a sua equipe de defesa, para provarem sua inocência. Após o julgamento, com Jeffrey condenado e preso, trocou cartas com ele, durante anos, passando-se por seu amigo e o apoiando, no que "considerava" um tratamento/julgamento injusto.

A grande surpresa vem com o lançamento do seu livro, no qual condena o médico e o julga culpado das mortes da família. Este fato caiu como uma bomba e estremece não só os envolvidos como o meio jornalístico.

Joe processa John e a autora entra aí na história, para contar sobre este segundo processo e sobre as implicações deste imbróglio.

É aí que está o problema, na minha percepção. O livro se tornou muito teórico, arrastado, cheio de referências.

Achei interessante as discussões sobre ética e o papel que o jornalista deve assumir. Até onde os escritores de obras de ficção e de não ficção podem mergulhar, mas a leitura não me conquistou.

Achei a capa ótima e gostei da edição, principalmente do posfácio do Octávio Frias Filho.

Terminei o livro motivada pela discussão no nosso Clube da Leitura Companhia das Letras, do mês passado . A discussão foi muito interessante, melhor até que a leitura.

Você já leu? Quer ler? Gosta desta temática? Me conta!


📚 O Jornalista e O Assassino
Leitura #27 de 2022⁣⁣⁣⁣
Autora: Janet Malcolm
Tradutor: Tomás Rosa Bueno
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Páginas: 176
Minha avaliação: 3,0 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon


Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Chris | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Vanessa | Brenda |



Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

  1. Oi Clau é horrível quando criamos expectativas e saímos frustrados da leitura...Ainda bem que existem os grupos de leituras, sempre abrem a nossa mente e mostram pontos passados despercebidos...
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet