Resenha: O Jornalista e O Assassino

 
#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣⁣

Eu estava muito curiosa para ler este livro, mas descobri que não era bem o que eu tinha imaginado a princípio.

Um crime bárbaro e chocante, a esposa grávida de um médico da marinha é assassinada, junto com suas duas filhas pequenas. No massacre apenas seu marido é poupado com ferimentos leves. Logo os holofotes se viram para ele e após o julgamento, Jeffrey MacDonald é condenado triplamente à prisão perpétua. Neste monstruoso caso real, o médico segue preso até hoje. Eu imaginei que o livro fosse abordar esta trama, digna dos enredos policiais.

Acontece que este médico, antes do seu julgamento, contratou o jornalista Joe McGinniss para trabalhar junto com a sua equipe de defesa, para provarem sua inocência. Após o julgamento, com Jeffrey condenado e preso, trocou cartas com ele, durante anos, passando-se por seu amigo e o apoiando, no que "considerava" um tratamento/julgamento injusto.

A grande surpresa vem com o lançamento do seu livro, no qual condena o médico e o julga culpado das mortes da família. Este fato caiu como uma bomba e estremece não só os envolvidos como o meio jornalístico.

Joe processa John e a autora entra aí na história, para contar sobre este segundo processo e sobre as implicações deste imbróglio.

É aí que está o problema, na minha percepção. O livro se tornou muito teórico, arrastado, cheio de referências.

Achei interessante as discussões sobre ética e o papel que o jornalista deve assumir. Até onde os escritores de obras de ficção e de não ficção podem mergulhar, mas a leitura não me conquistou.

Achei a capa ótima e gostei da edição, principalmente do posfácio do Octávio Frias Filho.

Terminei o livro motivada pela discussão no nosso Clube da Leitura Companhia das Letras, do mês passado . A discussão foi muito interessante, melhor até que a leitura.

Você já leu? Quer ler? Gosta desta temática? Me conta!


📚 O Jornalista e O Assassino
Leitura #27 de 2022⁣⁣⁣⁣
Autora: Janet Malcolm
Tradutor: Tomás Rosa Bueno
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Páginas: 176
Minha avaliação: 3,0 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon


Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Chris | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Vanessa | Brenda |



Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

  1. Oi Clau é horrível quando criamos expectativas e saímos frustrados da leitura...Ainda bem que existem os grupos de leituras, sempre abrem a nossa mente e mostram pontos passados despercebidos...
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas