Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Jornalista e O Assassino

 
#ResenhaMaeLiteratura⁣⁣⁣⁣

Eu estava muito curiosa para ler este livro, mas descobri que não era bem o que eu tinha imaginado a princípio.

Um crime bárbaro e chocante, a esposa grávida de um médico da marinha é assassinada, junto com suas duas filhas pequenas. No massacre apenas seu marido é poupado com ferimentos leves. Logo os holofotes se viram para ele e após o julgamento, Jeffrey MacDonald é condenado triplamente à prisão perpétua. Neste monstruoso caso real, o médico segue preso até hoje. Eu imaginei que o livro fosse abordar esta trama, digna dos enredos policiais.

Acontece que este médico, antes do seu julgamento, contratou o jornalista Joe McGinniss para trabalhar junto com a sua equipe de defesa, para provarem sua inocência. Após o julgamento, com Jeffrey condenado e preso, trocou cartas com ele, durante anos, passando-se por seu amigo e o apoiando, no que "considerava" um tratamento/julgamento injusto.

A grande surpresa vem com o lançamento do seu livro, no qual condena o médico e o julga culpado das mortes da família. Este fato caiu como uma bomba e estremece não só os envolvidos como o meio jornalístico.

Joe processa John e a autora entra aí na história, para contar sobre este segundo processo e sobre as implicações deste imbróglio.

É aí que está o problema, na minha percepção. O livro se tornou muito teórico, arrastado, cheio de referências.

Achei interessante as discussões sobre ética e o papel que o jornalista deve assumir. Até onde os escritores de obras de ficção e de não ficção podem mergulhar, mas a leitura não me conquistou.

Achei a capa ótima e gostei da edição, principalmente do posfácio do Octávio Frias Filho.

Terminei o livro motivada pela discussão no nosso Clube da Leitura Companhia das Letras, do mês passado . A discussão foi muito interessante, melhor até que a leitura.

Você já leu? Quer ler? Gosta desta temática? Me conta!


📚 O Jornalista e O Assassino
Leitura #27 de 2022⁣⁣⁣⁣
Autora: Janet Malcolm
Tradutor: Tomás Rosa Bueno
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Páginas: 176
Minha avaliação: 3,0 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon


Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Chris | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Vanessa | Brenda |



Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

  1. Oi Clau é horrível quando criamos expectativas e saímos frustrados da leitura...Ainda bem que existem os grupos de leituras, sempre abrem a nossa mente e mostram pontos passados despercebidos...
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é