Pular para o conteúdo principal

Cidadã | #12LivrosPara2022 | Fevereiro


Olá!
Hoje é dia do Projeto #12LivrosPara2022. Esta TAG é uma parceria com os blogs Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Todo dia 12 de 2022 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2021 é só clicar aqui.

Este foi o segundo ano que vocês me ajudaram na escolha dos 12 livros. Neste ano tivemos algumas novidades, a escolha foi por duplas, com temas mensais definidos. Abaixo trago a lista do temas mensais:




#Resenha⁣⁣⁣MaeLiteratura

Uma leitura reflexiva sobre racismo. Claudia construiu um livro interessante e muito diferente e isso me agradou bastante. É o tipo de leitura que traz um aprendizado intenso.

Sua escrita tem lirismo, é bonita e ao mesmo tempo direta. Por um lado sua poesia traz certa leveza à leitura, por outro a sua forma de ir direto ao ponto expõe as crueldades de uma sociedade mundial implacável.

O capítulo da jogadora de tênis Serena Willians me trouxe perspectivas que eu não conhecia. Achei muito interessante.

O livro traz também instalações de diversos casos de pessoas negras mortas em ações policiais e outros tipos de violência. Ler estas instalações me deixa extremamente envergonhada e penso o que estamos fazendo para que estes absurdos não aconteçam mais.

A autora, em primeira pessoa, traz questionamentos muito importantes e por vezes incômodos, essenciais para fazer o leitor pensar sobre o tema. Eu como mulher branca, nunca senti na pele estas agressões e é muito chocante não só ler sobre elas, mas perceber como o preconceito está tão arraigado. Pode inclusive surgir numa "piada", num comentário usual e muitas vezes velado.

Que estas reflexões cheguem ao maior número possível de pessoas/leitores, principalmente ao jovens.

Destaque para a edição linda da Edições Jabuticaba! Uma das mais diferentes que eu já vi. Gravuras, imagens e diagramação diferente, compõe com este texto forte, um livro único, forte e vigoroso. Preto no branco. Muito bom!



Confira abaixo, os detalhes da minha resenha no vídeo que eu fiz para o nosso canal, no #YouTube:


Recomendo. Você leu? Quer ler? Me conta!⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Sobre a autora:
Claudia Rankine nasceu em Kingston, Jamaica. É poeta, ensaista e dramaturga, além de ser professora de literatura na Universidade de Yale e chanceler da Academy of American Poets. Após seu lançamento nos Estados Unidos, Cidadã levou mais de 10 prêmios de crítica e foi eleito o melhor livro do ano por uma série de periódicos. Rankine ganhou o Jackson Poetry Prize em 2014 e recebeu, em 2016, um MacArthur Fellowship.

Sobre a tradutora:
Stephanie Borges é jornalista, tradutora e poeta. Seu livro de estreia Talvez precisemos de um nome para isso (2019) venceu o IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Traduziu prosa e poesia de autoras como Audre Lorde, bell hooks, Claudia Rankine, Jacqueline Woodson e Margaret Atwood.

📚 Cidadã - Uma Lírica americana
Leitura #15 de 2022
Autora: Claudia Rankine
Tradutora: Stephanie Borges
Editora: @livrosjabuticaba
Ano: 2020
Páginas: 184⁣
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Jabuticaba




Comentários

  1. Oi Clauo, eu ainda não conhecia esse livro. Mas achei ele bem interessante. Amo nossa parceria. =)
    Bjks e até o mês que vem ^^

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet