Cidadã | #12LivrosPara2022 | Fevereiro


Olá!
Hoje é dia do Projeto #12LivrosPara2022. Esta TAG é uma parceria com os blogs Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Todo dia 12 de 2022 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2021 é só clicar aqui.

Este foi o segundo ano que vocês me ajudaram na escolha dos 12 livros. Neste ano tivemos algumas novidades, a escolha foi por duplas, com temas mensais definidos. Abaixo trago a lista do temas mensais:




#Resenha⁣⁣⁣MaeLiteratura

Uma leitura reflexiva sobre racismo. Claudia construiu um livro interessante e muito diferente e isso me agradou bastante. É o tipo de leitura que traz um aprendizado intenso.

Sua escrita tem lirismo, é bonita e ao mesmo tempo direta. Por um lado sua poesia traz certa leveza à leitura, por outro a sua forma de ir direto ao ponto expõe as crueldades de uma sociedade mundial implacável.

O capítulo da jogadora de tênis Serena Willians me trouxe perspectivas que eu não conhecia. Achei muito interessante.

O livro traz também instalações de diversos casos de pessoas negras mortas em ações policiais e outros tipos de violência. Ler estas instalações me deixa extremamente envergonhada e penso o que estamos fazendo para que estes absurdos não aconteçam mais.

A autora, em primeira pessoa, traz questionamentos muito importantes e por vezes incômodos, essenciais para fazer o leitor pensar sobre o tema. Eu como mulher branca, nunca senti na pele estas agressões e é muito chocante não só ler sobre elas, mas perceber como o preconceito está tão arraigado. Pode inclusive surgir numa "piada", num comentário usual e muitas vezes velado.

Que estas reflexões cheguem ao maior número possível de pessoas/leitores, principalmente ao jovens.

Destaque para a edição linda da Edições Jabuticaba! Uma das mais diferentes que eu já vi. Gravuras, imagens e diagramação diferente, compõe com este texto forte, um livro único, forte e vigoroso. Preto no branco. Muito bom!



Confira abaixo, os detalhes da minha resenha no vídeo que eu fiz para o nosso canal, no #YouTube:


Recomendo. Você leu? Quer ler? Me conta!⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Sobre a autora:
Claudia Rankine nasceu em Kingston, Jamaica. É poeta, ensaista e dramaturga, além de ser professora de literatura na Universidade de Yale e chanceler da Academy of American Poets. Após seu lançamento nos Estados Unidos, Cidadã levou mais de 10 prêmios de crítica e foi eleito o melhor livro do ano por uma série de periódicos. Rankine ganhou o Jackson Poetry Prize em 2014 e recebeu, em 2016, um MacArthur Fellowship.

Sobre a tradutora:
Stephanie Borges é jornalista, tradutora e poeta. Seu livro de estreia Talvez precisemos de um nome para isso (2019) venceu o IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Traduziu prosa e poesia de autoras como Audre Lorde, bell hooks, Claudia Rankine, Jacqueline Woodson e Margaret Atwood.

📚 Cidadã - Uma Lírica americana
Leitura #15 de 2022
Autora: Claudia Rankine
Tradutora: Stephanie Borges
Editora: @livrosjabuticaba
Ano: 2020
Páginas: 184⁣
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Jabuticaba




Comentários

  1. Oi Clauo, eu ainda não conhecia esse livro. Mas achei ele bem interessante. Amo nossa parceria. =)
    Bjks e até o mês que vem ^^

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas