Pular para o conteúdo principal

Cidadã | #12LivrosPara2022 | Fevereiro


Olá!
Hoje é dia do Projeto #12LivrosPara2022. Esta TAG é uma parceria com os blogs Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Todo dia 12 de 2022 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A idéia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2021 é só clicar aqui.

Este foi o segundo ano que vocês me ajudaram na escolha dos 12 livros. Neste ano tivemos algumas novidades, a escolha foi por duplas, com temas mensais definidos. Abaixo trago a lista do temas mensais:




#Resenha⁣⁣⁣MaeLiteratura

Uma leitura reflexiva sobre racismo. Claudia construiu um livro interessante e muito diferente e isso me agradou bastante. É o tipo de leitura que traz um aprendizado intenso.

Sua escrita tem lirismo, é bonita e ao mesmo tempo direta. Por um lado sua poesia traz certa leveza à leitura, por outro a sua forma de ir direto ao ponto expõe as crueldades de uma sociedade mundial implacável.

O capítulo da jogadora de tênis Serena Willians me trouxe perspectivas que eu não conhecia. Achei muito interessante.

O livro traz também instalações de diversos casos de pessoas negras mortas em ações policiais e outros tipos de violência. Ler estas instalações me deixa extremamente envergonhada e penso o que estamos fazendo para que estes absurdos não aconteçam mais.

A autora, em primeira pessoa, traz questionamentos muito importantes e por vezes incômodos, essenciais para fazer o leitor pensar sobre o tema. Eu como mulher branca, nunca senti na pele estas agressões e é muito chocante não só ler sobre elas, mas perceber como o preconceito está tão arraigado. Pode inclusive surgir numa "piada", num comentário usual e muitas vezes velado.

Que estas reflexões cheguem ao maior número possível de pessoas/leitores, principalmente ao jovens.

Destaque para a edição linda da Edições Jabuticaba! Uma das mais diferentes que eu já vi. Gravuras, imagens e diagramação diferente, compõe com este texto forte, um livro único, forte e vigoroso. Preto no branco. Muito bom!



Confira abaixo, os detalhes da minha resenha no vídeo que eu fiz para o nosso canal, no #YouTube:


Recomendo. Você leu? Quer ler? Me conta!⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Sobre a autora:
Claudia Rankine nasceu em Kingston, Jamaica. É poeta, ensaista e dramaturga, além de ser professora de literatura na Universidade de Yale e chanceler da Academy of American Poets. Após seu lançamento nos Estados Unidos, Cidadã levou mais de 10 prêmios de crítica e foi eleito o melhor livro do ano por uma série de periódicos. Rankine ganhou o Jackson Poetry Prize em 2014 e recebeu, em 2016, um MacArthur Fellowship.

Sobre a tradutora:
Stephanie Borges é jornalista, tradutora e poeta. Seu livro de estreia Talvez precisemos de um nome para isso (2019) venceu o IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Traduziu prosa e poesia de autoras como Audre Lorde, bell hooks, Claudia Rankine, Jacqueline Woodson e Margaret Atwood.

📚 Cidadã - Uma Lírica americana
Leitura #15 de 2022
Autora: Claudia Rankine
Tradutora: Stephanie Borges
Editora: @livrosjabuticaba
Ano: 2020
Páginas: 184⁣
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Jabuticaba




Comentários

  1. Oi Clauo, eu ainda não conhecia esse livro. Mas achei ele bem interessante. Amo nossa parceria. =)
    Bjks e até o mês que vem ^^

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é