Pular para o conteúdo principal

Sombra de Reis Barbudos | #12livrospara2020 | Novembro

 

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro Sombras de reis barbudos, de José J. Veiga, Companhia das Letras.
Escolhi este livro para ser o livro de novembro da nossa TAG #12livrospara2020. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote Literário. Não deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens! Se você quiser relembrar as postagens do ano passado, clique aqui. Todo dia 12 posto a resenha de um livro que está na minha biblioteca aguardando a leitura.

Há tempos queria ler este livro e agora chegou a sua vez. Não conhecia a escrita do autor, mas ele me foi muito bem recomendando por uma amiga querida, que leu e adorou este livro. Foi realmente uma boa leitura. Seu livro mais conhecido, A Hora dos ruminantes também está na minha lista de futuras leituras.

Temos aqui neste rápido, mas intenso livro, o universo de Lucas, um garoto simples e afetivo e sua família. Lucas vivia com seus pais, numa pequena e pacata cidade do interior. O local exato não é definido na trama, bem como outros detalhes, que são apenas sugeridos.

A vida de Lucas, dos seus pais e da cidade muda com a instalação da empresa Companhia Melhoramentos de Taitara. O que era uma promessa de sucesso e futuro, vira um pesadelo, uma opressão e tirania para seus habitantes.

Este processo é estabelecido gradual e sutilmente e quando as pessoas percebem, lá está ele, instalado.

Considerado uma metáfora do processo do regime militar brasileiro, a primeira edição deste livro foi lançada em 1972.

Gostei da forma como o autor trabalhou as relações familiares. Lucas defende a mãe e tenta se aproximar cada vez mais do pai. A chegada do tio materno, no início da trama, mexe com estas relações familiares e vai definir como será o futuro desta família.

Com um toque de realismo mágico, vamos acompanhar o crescimento de Lucas, seu amadurecimento e suas tentativas de resgate do sentimento de pertencimento.

A liberdade, algo tão básico e natural, durante a trama passa a ser não só desejada como parece estar cada vez mais distante.


Gostei da capa e acho que ela expressa o sentimento maior que o livro traz, a tentativa de fugir de um destino inexorável. Edição interessante da Companhia das Letras, traz na primeira página uma foto de corpo inteiro do autor, com seu cachorro. Boa diagramação e revisão impecável.

Uma trama atual, forte, incômoda e reflexiva. A escrita do autor é muito boa e atemporal. Foi uma leitura fluida e fácil, mas que me deixou impactada.

Um livro diferente, questionador de uma forma sutil, que merece ser lido. Gostei bastante recomendo a leitura. Ficou curioso? Quer ler também? Me conta.

Sobre o autor
JOSÉ J. VEIGA nasceu no dia 2 de fevereiro de 1915, em Corumbá de Goiás. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou na Faculdade Nacional de Direito. Foi comentarista na BBC de Londres e trabalhou como jornalista d'O Globo e da Tribuna da Imprensa, entre outros veículos. Aos 44 anos, estreou na literatura com Os cavalinhos de Platiplanto. Seus livros foram traduzidos para diversos países, entre eles Portugal, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra, e pelo conjunto da obra ganhou o prêmio Machado de Assis, outorgado pela Academia Brasileira de Letras. Morreu no dia 19 de setembro de 1999.

Sombra de Reis Barbudos
Autor: José J. Veiga
Ano: 2015
Páginas: 152
Editora: Companhia das Letras
Minha avaliação: 4/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Companhia das Letras | Amazon


Comentários

  1. É realmente um livro bem diferente, mas gostei bastante dessa premissa. Atualmente estou lendo mais livros assim e gostei bastante da experiência. Quem bom que funcionou com você também. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Junho

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Escolhas da  Leticia :  "O esmalte é  o Tapete Vermelho, da @esmaltecolorama. Fácil de passar, gosto de passar três mãos pra não ficar muito transparente. O livro é o

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet