Resenha: Berk | Wellington J.C.Torres Jr. | Chiado Books


Olá!!
A resenha de hoje é do livro BERK, escrito e ilustrado pelo Wellington J.C.Torres Jr., lançamento da Chiado Books.
Recebi o convite do Wellington para ler seu livro e gostei tanto que o convidei para uma entrevista e ele topou. Clique aqui para ler o nosso bate papo.
Berk foi uma surpresa deliciosa. Comecei a leitura sem saber o que me esperava e adorei conhecer este livro tão especial. A trama começa em 1995 quando G, seu pai, conhece sua mãe, a Letícia, chamada pelos amigos de Lilica. Eles estudavam na mesma faculdade. G estava com seu melhor amigo, Ahmed. G e Lilica se apaixonam, se casam e tem um filho, o Berkeley, que ganhou o apelido de Berk. 

Assim como seu pai, Berk tem uma condição genética que leva à paralisia e ambos utilizam cadeiras de rodas para se locomoverem. O que eu mais gosto no livro é a forma leve, direta, sem dramas e clara que a deficiência física é abordada. Sem ser piegas, sem se sentirem "coitadinhos" ou estereotipados, pai e filho, são alto astral, se adaptam à condição física e convivem bem com ela. Claro que há momentos de dificuldade e de tensão, como por exemplo num jogo de futebol americano, mas a forma como o autor trabalha estas questões é ótima e me deixou encantada. Fica claro que a experiência pessoal e a postura positiva frente à vida de Wellington, refletem nesta trama tão bem construída.

Além do núcleo familiar, os personagens secundários são bem desenvolvidos e formam uma turma pra lá de divertida. Os dois principais são Safira, a amiga/vizinha inseparável e Francis Bacon, o primo, filho da irmã da sua mãe, que mora nos EUA e que vem passar as férias com Berk. Bacon, como faz questão de ser chamado, é responsável pelas cenas mais hilárias e divertidas do livro. Ahmed, o amigo, chefe e posteriormente sócio de G, é o tio de coração, sempre presente. Do lado mau da força temos Manfredo, um cara inescrupuloso e muito inteligente que trabalha na mesma equipe de G.

Dois personagens especiais, que protagonizam momentos fofos na história são os bichos de estimação de Berk. Ligeireza, sua tartaruga e Locão, um filhote de dog alemão, são os responsáveis por risadas e cenas improváveis, mas que funcionam super bem aqui. Eu adorei esta dupla.

G é um cientista, um profissional brilhante que constrói coisas futuristas, que eu achei que fossem "inventadas" pelo autor, mas para minha surpresa, descobri que são baseadas em pesquisas e tecnologias reais. Foi muito interessante mergulhar neste novo universo. Universo este que se abre quando G pergunta para Berk, ainda criança, num dos seus aniversários, o que mais ele desejaria ganhar de presente e o menino responde que seria andar.

Fazer o que a princípio parece impossível, se torna uma obsessão para este pai que ama o filho acima de tudo. Nesta busca intensa e incessante pela forma tecnológica de dar ao filho a possibilidade de andar, G se dedica de corpo e alma e deixa de lado, o que o menino na verdade mais precisa. A sua companhia, seu exemplo, ser mais participativo na sua vida. Reflexões poderosas e importantes, que me fizeram pensar bastante.

A trama tem aventura, afeto, amizade, humor, ternura, uma pitada de romance, e muitas emoções. Tem corrida contra o tempo e luta do bem contra o mal. Não vou entrar em detalhes para não estragar as surpresas, mas garanto que fiquei ligada e não consegui largar o livro até a última página.

Uma das coisas mais bacanas do livro foi que o autor trouxe a tecnologia para dentro dele. Os QR Codes inseridos nos capítulos trazem extras, informações e curiosidade, que enriqueceram a leitura, tornando-a ainda mais dinâmica.

A escrita do Wellington é ótima, fluida, clara e prende a atenção. A edição é muito bonita, caprichada e bem cuidada. Eu AMEI a capa, achei linda, linda, é o que me chama a atenção de cara, no livro. As ilustrações são todas do autor e combinam perfeitamente com a trama. Fiquei encantada com elas também.
Apesar de a princípio parecer um livro voltado para o público juvenil, eu recomendo para leitores de todas as idades que gostem de uma boa aventura, de uma história bem contada. Eu adorei e te convido para ler também. Acho que você também vai gostar de Berk e sua turma. Leia e depois me conta o que achou, eu vou adorar saber.
Berk
Autor: Wellington J.C.Torres Jr.
Ano: 2020
Páginas: 198
Editora: Chiado Books
Coleção: Viagens na ficção
Classificação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Livro cedido pelo autor
Para comprar: Chiado Books | Amazon
Sinopse: O que esperar de uma história que chega até você de cadeira de rodas Ação, romance, suspense e muito humor. Um piquenique em família muda tudo.
Andar nunca foi a prioridade de Berk, ser feliz, ter amigos e viver em família sim, mas seu pai confundiu as coisas e...uma tecnologia que não existe e um sonho são o cenário desta cativante história.



Comentários

  1. Realmente a capa é incrível. Amo livros infanto-juvenis e embarcaria nessa leitura.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas