Pular para o conteúdo principal

Resenha: Berk | Wellington J.C.Torres Jr. | Chiado Books


Olá!!
A resenha de hoje é do livro BERK, escrito e ilustrado pelo Wellington J.C.Torres Jr., lançamento da Chiado Books.
Recebi o convite do Wellington para ler seu livro e gostei tanto que o convidei para uma entrevista e ele topou. Clique aqui para ler o nosso bate papo.
Berk foi uma surpresa deliciosa. Comecei a leitura sem saber o que me esperava e adorei conhecer este livro tão especial. A trama começa em 1995 quando G, seu pai, conhece sua mãe, a Letícia, chamada pelos amigos de Lilica. Eles estudavam na mesma faculdade. G estava com seu melhor amigo, Ahmed. G e Lilica se apaixonam, se casam e tem um filho, o Berkeley, que ganhou o apelido de Berk. 

Assim como seu pai, Berk tem uma condição genética que leva à paralisia e ambos utilizam cadeiras de rodas para se locomoverem. O que eu mais gosto no livro é a forma leve, direta, sem dramas e clara que a deficiência física é abordada. Sem ser piegas, sem se sentirem "coitadinhos" ou estereotipados, pai e filho, são alto astral, se adaptam à condição física e convivem bem com ela. Claro que há momentos de dificuldade e de tensão, como por exemplo num jogo de futebol americano, mas a forma como o autor trabalha estas questões é ótima e me deixou encantada. Fica claro que a experiência pessoal e a postura positiva frente à vida de Wellington, refletem nesta trama tão bem construída.

Além do núcleo familiar, os personagens secundários são bem desenvolvidos e formam uma turma pra lá de divertida. Os dois principais são Safira, a amiga/vizinha inseparável e Francis Bacon, o primo, filho da irmã da sua mãe, que mora nos EUA e que vem passar as férias com Berk. Bacon, como faz questão de ser chamado, é responsável pelas cenas mais hilárias e divertidas do livro. Ahmed, o amigo, chefe e posteriormente sócio de G, é o tio de coração, sempre presente. Do lado mau da força temos Manfredo, um cara inescrupuloso e muito inteligente que trabalha na mesma equipe de G.

Dois personagens especiais, que protagonizam momentos fofos na história são os bichos de estimação de Berk. Ligeireza, sua tartaruga e Locão, um filhote de dog alemão, são os responsáveis por risadas e cenas improváveis, mas que funcionam super bem aqui. Eu adorei esta dupla.

G é um cientista, um profissional brilhante que constrói coisas futuristas, que eu achei que fossem "inventadas" pelo autor, mas para minha surpresa, descobri que são baseadas em pesquisas e tecnologias reais. Foi muito interessante mergulhar neste novo universo. Universo este que se abre quando G pergunta para Berk, ainda criança, num dos seus aniversários, o que mais ele desejaria ganhar de presente e o menino responde que seria andar.

Fazer o que a princípio parece impossível, se torna uma obsessão para este pai que ama o filho acima de tudo. Nesta busca intensa e incessante pela forma tecnológica de dar ao filho a possibilidade de andar, G se dedica de corpo e alma e deixa de lado, o que o menino na verdade mais precisa. A sua companhia, seu exemplo, ser mais participativo na sua vida. Reflexões poderosas e importantes, que me fizeram pensar bastante.

A trama tem aventura, afeto, amizade, humor, ternura, uma pitada de romance, e muitas emoções. Tem corrida contra o tempo e luta do bem contra o mal. Não vou entrar em detalhes para não estragar as surpresas, mas garanto que fiquei ligada e não consegui largar o livro até a última página.

Uma das coisas mais bacanas do livro foi que o autor trouxe a tecnologia para dentro dele. Os QR Codes inseridos nos capítulos trazem extras, informações e curiosidade, que enriqueceram a leitura, tornando-a ainda mais dinâmica.

A escrita do Wellington é ótima, fluida, clara e prende a atenção. A edição é muito bonita, caprichada e bem cuidada. Eu AMEI a capa, achei linda, linda, é o que me chama a atenção de cara, no livro. As ilustrações são todas do autor e combinam perfeitamente com a trama. Fiquei encantada com elas também.
Apesar de a princípio parecer um livro voltado para o público juvenil, eu recomendo para leitores de todas as idades que gostem de uma boa aventura, de uma história bem contada. Eu adorei e te convido para ler também. Acho que você também vai gostar de Berk e sua turma. Leia e depois me conta o que achou, eu vou adorar saber.
Berk
Autor: Wellington J.C.Torres Jr.
Ano: 2020
Páginas: 198
Editora: Chiado Books
Coleção: Viagens na ficção
Classificação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Livro cedido pelo autor
Para comprar: Chiado Books | Amazon
Sinopse: O que esperar de uma história que chega até você de cadeira de rodas Ação, romance, suspense e muito humor. Um piquenique em família muda tudo.
Andar nunca foi a prioridade de Berk, ser feliz, ter amigos e viver em família sim, mas seu pai confundiu as coisas e...uma tecnologia que não existe e um sonho são o cenário desta cativante história.



Comentários

  1. Realmente a capa é incrível. Amo livros infanto-juvenis e embarcaria nessa leitura.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç