Resenha: O Que Ela Sussurra - Noemi Jaffe - Editora Companhia das Letras


Segundo livro que leio da Noemi, confirma a força e o vigor desta autora especial. Um livro delicado, poético e muito bonito. Ao mesmo tempo, uma leitura difícil, o tema é pesado, assim como o cenário, gelado, de uma Russia devastada.

Nadezhda é casada com o poeta Óssip. Sussurrar seus poemas é o que mantem sua sanidade, após a morte do marido. Sempre sussurrando, esta mulher forte, solitária e agora envelhecida vai se apresentando, se desnudando.

Relembrando passagens da sua vida ao lado do marido, conta sobre a perseguição que ambos sofreram, por serem contra o regime. Imagina como foi a morte do marido e não deixar que seus poemas desapareçam é o que a mantem viva.

O frio intenso, a pobreza que viviam, mudando de lugar, sem ter direito a uma vida com o mínimo de conforto, são permeados na trama com alguns arroubos poéticos do casal, como a linda e delicada tapeçaria que estudaram com tanto cuidado, se valeria a pena adquirir, mesmo sem ter praticamente onde morar e muito menos o que comer.

São através destes sussurros também que vamos conhecendo facetas desta mulher determinada, que conviveu com o ciúmes, com a infidelidade do marido, 
com sua suposta superioridade, com amigos interesseiros,  Nem tudo foram flores no seu casamento, mas o seu amor, cuidado, dedicação, foram os combustíveis que alimentaram esta união.

"Gosto do som das conversas e gosto de música, mas prefiro sempre o silêncio, agora ainda mais que antes: esse som suro e verdadeiro em toda a sua extensão, mais geográfica do que temporal e que ocupa a paisagem que vejo pela janela e a alma que não vejo mas que fica inteiramente ocupada por ele."
 
O livro é narrado em primeira pessoa por Nadezhda. Durante a história, ela vai relembrar passagens da sua vida, refletindo quem ela é, quem foi. O território russo é cenário para este livro original e poético. Duro, denso, ao mesmo tempo terno, solitário e muito, muito bem escrito. Não é uma leitura fluida, é preciso ler com cuidado e muita atenção. Me peguei lendo baixinho, praticamente sussurrando, acompanhando o ritmo da narradora.

Li a versão em e-books e gostei muito da capa, do seu simbolismo, que reverbera o som. As suas cores também são bonitas e combinam com o livro.

A escrita da autora é um capítulo à parte, ou melhor, é o sustentáculo da trama. É um prazer ler um livro tão bem escrito. É incrível como ela consegue transformar uma trama com cenário tão árido, um monólogo praticamente, numa força e potência sem igual. Um deleite para quem gosta de belos textos. Recomendo.

Ficha Técnica 
Título: O Que ela sussurra 
Autor: Noemi Jaffe 
Ano: 2020 
Páginas: 192 
Classificação: 5/5 estrelas 
Editora: Companhia das Letras 
E-book cedido pela editora 
Adicione no Skoob 

Comentários

  1. Olá Cláudia, tudo bem querida!.
    Nossa amei a história e me lembrei um pouco de Anne Frank embora as histórias sejam bem diferentes!
    Você faz uma sinopse cheia de vida, da a impressão que fazemos parte da história!
    Bjinhos da Déia

    ResponderExcluir
  2. Amore mio.. INDEPENDENTEMENTE da história do livro, suas resenhas são um capítulo a parte. São muito bem escritas e transmitem uma emoção única.. QUE ORGULHO DE VOCÊ!!! BTAeT♥️♥️♥️ (ahhhh e sem spoiler😁😁😁)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas