Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Que Ela Sussurra - Noemi Jaffe - Editora Companhia das Letras


Segundo livro que leio da Noemi, confirma a força e o vigor desta autora especial. Um livro delicado, poético e muito bonito. Ao mesmo tempo, uma leitura difícil, o tema é pesado, assim como o cenário, gelado, de uma Russia devastada.

Nadezhda é casada com o poeta Óssip. Sussurrar seus poemas é o que mantem sua sanidade, após a morte do marido. Sempre sussurrando, esta mulher forte, solitária e agora envelhecida vai se apresentando, se desnudando.

Relembrando passagens da sua vida ao lado do marido, conta sobre a perseguição que ambos sofreram, por serem contra o regime. Imagina como foi a morte do marido e não deixar que seus poemas desapareçam é o que a mantem viva.

O frio intenso, a pobreza que viviam, mudando de lugar, sem ter direito a uma vida com o mínimo de conforto, são permeados na trama com alguns arroubos poéticos do casal, como a linda e delicada tapeçaria que estudaram com tanto cuidado, se valeria a pena adquirir, mesmo sem ter praticamente onde morar e muito menos o que comer.

São através destes sussurros também que vamos conhecendo facetas desta mulher determinada, que conviveu com o ciúmes, com a infidelidade do marido, 
com sua suposta superioridade, com amigos interesseiros,  Nem tudo foram flores no seu casamento, mas o seu amor, cuidado, dedicação, foram os combustíveis que alimentaram esta união.

"Gosto do som das conversas e gosto de música, mas prefiro sempre o silêncio, agora ainda mais que antes: esse som suro e verdadeiro em toda a sua extensão, mais geográfica do que temporal e que ocupa a paisagem que vejo pela janela e a alma que não vejo mas que fica inteiramente ocupada por ele."
 
O livro é narrado em primeira pessoa por Nadezhda. Durante a história, ela vai relembrar passagens da sua vida, refletindo quem ela é, quem foi. O território russo é cenário para este livro original e poético. Duro, denso, ao mesmo tempo terno, solitário e muito, muito bem escrito. Não é uma leitura fluida, é preciso ler com cuidado e muita atenção. Me peguei lendo baixinho, praticamente sussurrando, acompanhando o ritmo da narradora.

Li a versão em e-books e gostei muito da capa, do seu simbolismo, que reverbera o som. As suas cores também são bonitas e combinam com o livro.

A escrita da autora é um capítulo à parte, ou melhor, é o sustentáculo da trama. É um prazer ler um livro tão bem escrito. É incrível como ela consegue transformar uma trama com cenário tão árido, um monólogo praticamente, numa força e potência sem igual. Um deleite para quem gosta de belos textos. Recomendo.

Ficha Técnica 
Título: O Que ela sussurra 
Autor: Noemi Jaffe 
Ano: 2020 
Páginas: 192 
Classificação: 5/5 estrelas 
Editora: Companhia das Letras 
E-book cedido pela editora 
Adicione no Skoob 

Comentários

  1. Olá Cláudia, tudo bem querida!.
    Nossa amei a história e me lembrei um pouco de Anne Frank embora as histórias sejam bem diferentes!
    Você faz uma sinopse cheia de vida, da a impressão que fazemos parte da história!
    Bjinhos da Déia

    ResponderExcluir
  2. Amore mio.. INDEPENDENTEMENTE da história do livro, suas resenhas são um capítulo a parte. São muito bem escritas e transmitem uma emoção única.. QUE ORGULHO DE VOCÊ!!! BTAeT♥️♥️♥️ (ahhhh e sem spoiler😁😁😁)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é