Resenha: Ilha - Marcelo Jucá - Editora Kapulana


Ilha - Marcelo Jucá - Felipe Tognoli - Editora Kapulana

Ilha é um livro infanto-juvenil, adequado para leitores de todas as idades. Um livro forte e ao mesmo tempo poético, que me fez refletir.

O que para alguns pode ser pouco, pode ser muito para quem tem quase nada. As injustiças da vida. Nenhuma criança deveria circular, permanecer, ou trabalhar num lixão. 

Um depósito de lixo vira uma Ilha para o menino Dado. O olhar ainda ingênuo do garoto, filtra as oportunidades, o fará crescer na marra, deixando cedo a infância. 

A busca pelo brinquedo, pela chance de sair dali, ou de no mínimo, ter um futuro um pouco melhor. 

De galochas e com as luvas que ganhou do tratorista, Dado garimpa materiais, fuça e tenta achar um pequeno tesouro. É possível escapar do seu destino?

É na aridez da paisagem que o menino transforma sua ilha, aos seus olhos, mesmo que ressabiados, ainda há espaço para o lúdico. Ele merece o presente? Mãos jogam jokenpô.

Dado convive com o perigo, tétano, prego, pedra. É preciso tomar cuidado, para não virar comida da ilha. O que é tesouro? O que é lixo? Tudo é uma questão de referencial.

Através dos pensamentos do menino, acompanhamos sutilmente a sua realidade. O sol, que ele gosta, mas que se aquece muito, dá sede. A água dali tem gosto diferente, embora na escola digam que água não tem gosto, nem cor. Aquela tem.

Que vontade de pegar o Dado no colo, de protegê-lo. Queria muito que ele tivesse a chance de escapar do seu destino, assim como milhares de crianças que se encontram em situações de risco.

O texto bonito e poético de Marcelo Jucá transforma este livro numa leitura diferente e especial. Uma crítica social, temos tantos Dados, invisíveis.
"Ninguém descobria o que era preciso para sair da ilha.
Os que conseguiam sair não voltaram
(e quem sabe o que aconteceu com eles?).
Dado não sabia se isso era bom ou ruim."

 As ilustrações de Felipe Tognoli criam um universo vigoroso e ao mesmo tempo delicado, terno. Gostei muito! 

O livro é diferente, original e reflexivo. Edição super caprichada da Editora Kapulana. Adorei o formato, as cores e a diagramação. 


Sobre o autor

Marcelo Jucá é escritor, educador e jornalista. Atua como artista-educador em oficinas e programas da prefeitura. Como jornalista, colaborou em jornais, revistas e agências de comunicação. É autor de obras infantis e juvenis de reconhecimento literário.

Sobre o ilustrador
Felipe Tognoli, artista brasileiro, é ilustrador de obras para crianças e jovens. É palhaço e arte-educador. Participa de projetos envolvendo o universo lúdico das crianças, organiza e ministra oficinas em diversos espaços culturais e é mediador em exposições em museus e organizações culturais. É o ilustrador de dois livros da Kapulana, Ilha e Ovelha Colorida. 

Sobre a Editora Kapulana 
Editora voltada para a publicação e divulgação de escritores brasileiros e africanos, com foco em obras com temática marginal ou pouco contemplada na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras de literatura infantil, juvenil e para adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.

Ficha técnica
Título: Ilha
Autor: Marcelo Jucá
Ilustrador: Felipe Tognoli
Ano: 2020
Páginas: 28
Editora: Kapulana
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob 
Para comprar: Editora Kapulana


Comentários

  1. Clauo, sou suspeita porque amo livros infantis. Mas esse é absurdamente necessário para todas as idades, não é mesmo? Amei suas ponderações e, ao ler, fiquei com vontade de pegar o Dado para mim. De fato, ninguém deveria ser condenado a ter essa infância. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas