Eu Li: HO´OPONOPONO

Hoje eu trago um livro muito especial, HO´OPONOPONO, da Carole Berger, lançamento do nosso parceiro, Grupo Editorial Pensamento.

Alguns livros têm o poder, diria até metafísico, de mudar nossa vibração e energia já no momento da leitura. Este foi um deles, e mudança foi para melhor, muito melhor! Quando eu soube deste lançamento, na hora sabia que queria muito ler este livro, por dois motivos. Primeiro porque este assunto tem me interessado cada vez mais e quero aprender mais. Segundo porque é uma prática havaiana e eu sou simplesmente apaixonada por tudo que vem do Havaí. Desde pequena, quando me perguntavam que lugar eu gostaria de conhecer, o Havaí sempre foi minha primeira opção, aquela que a gente responde sem nem pensar, sabe? Então descobrir este lugar lindo, dentro deste livro maravilhoso, foi um grande prazer e uma excelente oportunidade de aprendizagem.

Voltando na minha primeira frase deste post, apesar de saber que isso pode acontecer, eu confesso que fiquei muito surpresa ao perceber como esta leitura me fez bem! Algo beirando a uma mágica, foi o que senti com esta leitura. Uma paz de espírito, um sentimento de leveza, de alegria, de gratidão, que não só me surpreendeu, mas principalmente, me emocionou, muito! Terminei o livro lhe dando um abraço e um beijo caprichado. Sempre faço isso nas minhas leituras, mas desta vez o abraço foi ainda mais caloroso.

Um livro lindo, tanto na sua aparência física, quanto no seu conteúdo, assim é HO´OPONOPONO. Como o subtítulo explica, é a antiga prática havaiana da gratidão e do perdão, vivenciada por este povo tão especial há muitos e muitos anos.

O livro é dividido em quatro capítulos que trazem os princípios desta prática, além da introdução e conclusão. Os principais conceitos tradicionais havaianos são explicados antes dos capítulos. Os conceitos não são difíceis, o mais complicado, eu acho, é pronunciar HO´OPONOPONO! Temas interessantes como apropriação do poder, força interior, perdão, gratidão, amor, energia, entre outros, são abordados nesta leitura. 

A autora nos mostra que os havaianos aprendem desde crianças a lidarem com as energias que os envolvem. O livro explica questões práticas como limpeza energética e ao mesmo tempo ensinamentos que parecem óbvios, mas que tantas vezes insistimos em não realizá-los, como ter calma num momento de crise, não responder de forma abrupta e automática à uma ofensa ou contrariedade. Nos mostra ainda que a gratidão, hoje um termo até banalizado, é o que nutre nosso corpo físico e espiritual e é o combustível essencial para nosso bem estar e  muito mais. 

Um termômetro que uso para saber se gostei do livro, são as marcações e este, está cheio de post-it. Vou destacar algumas das marcações que eu mais gostei aqui.
" Os anciãos estão aí para nos orientar. Assim como fazem com uma criança quando contamos histórias, os anciãos nos pegam pela mão e nos conduzem por uma jornada interior, uma jornada na qual nos encontramos e chegamos a um local onde podemos assumir, com serenidade, a responsabilidade pela nossa vida. Ajudam-nos a desprogramar nossas memórias falhas, crenças falsas e limitações e a substituí-las por uma vida de abundância, alegria e paz."
"Somos muito mais do que um corpo; na verdade somos pura energia materializada. O corpo é a apenas a parte mais densa e visível, mas a vida se desenrola em outra parte, na esfera invisível, na energia que nos dá a vida e tudo o que a Terra contém. É ela que é celebrada pelo tradicional aloha. Aloha é uma palavra poderosa, que muito além de um simples olá. Ela nos conecta a uma verdade única: a verdade das energias..."
A edição é um dos grandes diferenciais do livro O que me chamou a atenção de cara, foi a sua capa linda. Ao folhear o livro, fiquei ainda mais encantada. O Havaí está dentro dele, com suas flores, pássaros e colorido vibrante. Um trabalho belíssimo da Pensamento, que caprichou muito. Ouso dizer que é a edição mais linda que li ultimamente. Revisão impecável, uma riqueza de livro. 

Carole finaliza seu livro escrevendo sobre o amor e é assim que eu termino esta leitura, apaixonada pelo livro, pela prática, querendo aprender mais e mais e principalmente tendo claro que não dá pra ficar só na teoria, é preciso buscar as mudanças de comportamento e vivenciar esta prática belíssima, simples e profundamente. Este não será um livro que ficará na minha biblioteca, ele já mora no meu criado mudo, é daqueles presentes que você se dá, para aprender, abrir ao acaso e admirar os seus ensinamentos. Aproveite também. Vivencie esta prática linda você também! Recomendo muito esta leitura inspiradora.

Ficha Técnica Título: HO´OPONOPONO Autor: Carole Berger
Tradução: Marcelo Brandão Cipolla Ano: 2020 Páginas: 160 Classificação: 5 estrelas Editora: Pensamento Livro cedido em parceria com a editora Adicione no Skoob Para comprar: Pensamento


Comentários

  1. Oi Clauo! Que delícia de resenha, dá vontade de pegar para ler logo o livro! Parabéns! Eu também curto esse tipo de ensinamento que parece óbvio, principalmente nos momentos de crises, mas que precisamos de algo ou alguém para nos lembrar daquilo. Amei a edição, realmente linda! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas