Pular para o conteúdo principal

Eu Li: O Corpo Dela e Outras Farras

Olá queridos leitores.
Hoje trago para vocês a resenha do livro O Corpo Dela e Outras Farras, de 
Carmen Maria Machado, da nossa querida parceira Planeta de livros, selo Minotauro. Adoro os títulos deste selo!

Sinopse
Uma poderosa coletânea de contos da autora finalista do National Book Award. Uma esposa se recusa a remover a fita verde de seu pescoço mesmo após súplicas de seu marido. Uma mulher relata seus encontros sexuais lentamente, como uma praga que consome a humanidade. Uma vendedora descobre algo terrível dentro das costuras dos vestidos de festa de uma loja. Uma cirurgia de redução de peso resulta em um hospedeiro indesejado. Ao mesmo tempo antiquado e sexy, estranho e mordaz, cômico e extremamente sério, O corpo dela e outras farras alterna uma violência brutal e o sentimento mais rebuscado. Em sua originalidade explosiva, essas histórias extrapolam as possibilidades da ficção contemporânea. Carmen Maria Machado derruba as fronteiras arbitrárias entre realismo, ficção científica, comédia, horror, fantasia e fábula. Nesta coletânea de contos provocativa, considerada um Black Mirror feminista, gêneros literários são desafiados em narrativas que mapeiam a realidade das vidas das mulheres e a violência a que são submetidos seus corpos.

Dados em destaque
  • Estava ensaiando para ler este livro, desde que participei de um bate papo com a autora, na sua turnê pelo Brasil, ano passado. Apesar do nome não parecer, Carmen é americana e esteve por aqui, para lançar seu livro. Releia o post aqui.
  • Por que ensaiando para ler? Porque são 8 contos que misturam doses de horror, fantasia, realismo e eu morro de medo de livros assim, mas a curiosidade foi mais forte, ainda bem!
  • Foi uma leitura que me tirou da minha zona de conforto, por dois motivos. Primeiro porque ousei ler e gostei muito da leitura e depois porque li aos poucos, um conto por dia, intercalando com outras leituras. Aproveitei muito a leitura aos poucos.
  • Edição belíssima da Planeta de Livros, Selo Minotauro, que fez um trabalho impecável nesta edição super caprichada.
  • Leia sem pré-julgamentos, sentindo, mais que entendendo. Recomendo.

Minhas impressões
Carmen construiu um livro muito rico e diferente. Numa escrita elegante, por momentos mais oníricas, por outros mostrando uma dura realidade. Os monstros nos habitam? Cada conto é completamente diferente do outro, temas, linguagem, ritmo de narração. Todos eles são narrados por uma narradora. 
Assuntos diversos, mas em vários a mesma temática, relacionamento homoafetivo, relações pessoais difíceis, medo, abandono, violência. Alguns são bem diferentes, como o primeiro, que a narradora orienta o leitor sobre que tipo de entonação deve usar para ler os diferentes diálogos. Original. Alguns são mais curtos e outros bem compridos, os meus preferidos foram sobre a epidemia (que medo, gente) e o da bariátrica.
Sobre o livro
A capa é linda! Amei a combinação das cores. Ótima diagramação da Planeta, que sempre capricha nas suas edições. Páginas amareladas, letras em tamanho confortável. O livro é dividido em oito contos, as bordas das folhas receberam a cor negra e o contrate com o verde limão ficou impactante e muito atraente.
A "mulher em mapa" que abre cada conto e sinaliza o número do mesmo, marcado em áreas diferentes do seu corpo é diferente e muito bonita. Carmen comentou e elogiou muito, dizendo que a nossa é a edição mais linda que ela já viu.

42/100
Título: O corpo dela e outras farras
Autor: Carmen Maria Machado
Ano: 2018
Páginas: 240
Editora: Planeta
Minha avaliação: 4 estrelas
Livro cedido em parceria com a Editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta

Participam também do BEDA: Karla | Lunna Obdulio

Comentários

  1. Oi Clauo! Adorei a forma como fez com esse post, dividindo-o em informações sobre o livro, suas impressões, sobre a edição e sobre a autora! A capa é lindíssima e diferente, o nome é desafiador e, claro, fantasia e horror realmente não são gêneros que costumo ler, mas curti a indicação! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é