A Colcha Escarlate - #12livrospara2020 - Janeiro

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro A Colcha Escarlate, de Celina Cortês, da Editora Autografia.
Escolhi este livro para ser o livro de janeiro da nossa TAG #12livrospara2020. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote LiterárioNão deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens! Se você quiser relembrar as postagens do ano passado, clique aqui.
Todo dia 12 postarei a resenha de um livro que está na minha biblioteca aguardando a leitura.
Sinopse
Uma jornalista, separada, duas filhas adultas, compra uma colcha indiana escarlate. Ato contínuo, perde o emprego e sua gata quebra a pata. Mais dor e prejuízo. A história prossegue em Jaipur, capital das confecções artesanais na India. Um dos familiares autores da tal colcha cria um feitiço que provoca mudanças em suas cores e mexe na vida de quem a adquire. Os artesãos quebram paradigmas da cultura local, em situações que envolvem sexo, drogas e traição. A jornalista vai à India investigar a colcha e encontra o que não procurava: um grande amor. Há, porém, um forte suspense se os dois conseguirão vivê-lo. A protagonista busca a verdade, a realização profissional e sua própria felicidade.
Ano passado recebi um convite muito especial, da Celina Côrtes, para ler seu novo livro. Como estava muito curiosa para conferir esta leitura, o escolhi para começar com chave de ouro nossa tag #12livrospara2020.

Nesta trama vamos acompanhar Maria, personagem principal, 53 anos, jornalista, divorciada, duas filhas adultas. Ao comprar uma colcha indiana repara que com o passar do tempo, a mesma muda de tons, as cores vão se alterando. Intrigada com este fato estranho, que parece se relacionar com episódios que acontecem com ela, começa a pesquisar a origem da colcha.

Fiquei envolvida na história, foi muito bacana acompanhar o seu relacionamento com as filhas, a descoberta de um novo amor. As idas e vindas, os dilemas e dúvidas de uma mulher madura, consciente e interessante.

Também gostei muito do núcleo da família indiana, a família que produz as colchas indianas e que a nossa personagem adquire e que dá início à história do livro. Acompanhar seus costumes, tradições e cultura deu um ritmo interessante e diferente à trama. Celina ainda aborda temas importantes como a questão da homossexualidade e preconceito de uma forma sensível.

Maria vai à Índia a trabalho, para fazer um perfil de uma personalidade muito interessante, Amma, que distribui abraços e amor. Gostei muito destas cenas na história.

Neste livro viajei com a Maria para a Índia, acompanhei seu dia a dia, seu envolvimento com a profissão, sucesso e emoções. Que aventura gostosa!
Celina é dona de uma escrita muito boa e fluida, a trama é interessante e diferente. Gostei muito da leitura. Sempre digo que livros escritos por jornalistas estão entre os meus favoritos e este não fugiu à regra.

Adorei a capa, achei linda e ela transmite a essência do livro, gostei muito da combinação de cores. Boa diagramação da Autografia, páginas amarelas, letras em tamanho confortável, boa revisão.

Este é o segundo livro, que leio da Celina, mas é o seu quinto livro. Celina, além de muito talentosa, é muito querida e atenciosa. Recomendo esta leitura leve, mas ao mesmo tempo profunda, que me fez refletir e com a qual me identifiquei muito.
Ficou curioso? Quer ler? Me conta.
Sobre a autora
Celina Côrtes, carioca de 1956, é jornalista e trabalhou em alguns dos principais  veículos de comunicação do país, como Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e revista IstoÉ. Em 2010, lançou Ilha da Trindade - veo de mysterio à flor dagua. Em 2011 foi a vez de  Procura-se um milagre, três mulheres no Caminho de Santiago e em 2017, Útil ao agradável, histórias de amor, humor e boa forma. Celina ganhou dois prêmios Esso de equipe, no Jornal do Brasil e na revista IstoÉ.
A Colcha Escarlate
Autor: Celina Côrtes
Ano: 2019
Páginas: 202
Editora: Autografia
Livro cedido pela autora
Minha avaliação: 4,5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Autografia

Comentários

  1. OI Clau, adorei a dica de livro. Eu fico com vontade de entrar nesse BC com vocês. Mas fico no receio de não conseguir ir até o fim. Mas nesse mês já postei um livro e fiz foto dele com o esmalte da semana. Já tenho o segundo para postar. Só falta fazer a foto com o esmalte da semana. Será que consigo participar dos dois projetos?
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  2. Oi Clauo, eu não conhecia esse livro, mas parece ser uma grande leitura. Começou bem 2020, com um livro incrível. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito de conhecer esse livro, não conhecia e parece ser uma história leve e bem legal de ler, no momento estou curtindo livros assim, os blogs que citou aqui são lindos e cheio de conteúdo bacana.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Clauo! Adorei sua resenha, eu amo quando acontece isso na leitura: viajar junto com o autor para dentro da história. E quando o destino é a India, minha amiga... que delícia deve ter sido! Acho sensacional esse tipo de história, ainda mais abordando de forma sensível temas (ainda) polêmicos como a homossexualidade. Já quero ler! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas