Eu Li: Missão Carbúnculo

Olá!!
Hoje trago a resenha do livro Missão Carbúnculo, de Gustavo Rosseb, Editora Jangada - Grupo Editorial Pensamento.

Sinopse
Do mesmo universo da trilogia As Aventuras de Tibor Lobato, em Missão Carbúnculo, o ganancioso Pedro Malasartes se une a Cosmo, um boto cor-de-rosa que pode assumir a forma humana, em uma difícil missão: Resgatar os saberes de uma população inteira, roubados por um lendário e perigoso lagarto conhecido como Carbúnculo. Entretanto, todo o conhecimento roubado está aprisionado no interior da pedra preciosa que o lagarto tem incrustada na testa. Para concluir a missão, ambos precisarão vencer sete desafios pelo caminho e desvendar os mistérios que rondam a criatura, iniciando assim uma jornada fascinante e perigosa. Nesta aventura diversos personagens do imaginário popular brasileiro se misturam entre aliados e vilões como Cobra Honorato, Maria Caninana, Caipora, Makunaima, Pavão Misterioso e tantos outros, em situações das mais malucas possíveis.
Quando eu soube deste lançamento do Gustavo Rosseb, escolhi na hora para ler este mês! Eu já tinha me encantado com a sua escrita ao ler sua trilogia, do Tibor Lobato. Você pode relembrar nestes links, as postagens: O Oitavo vilarejo, A Guardiã de Muiraquitãs e A Carruagem da morte

Mais uma vez o autor me surpreendeu e seu livro me agradou muito. Que história bacana, que edição caprichada da Jangada! O que mais gosto dos livros do Gustavo é que sua temática é toda brasileira. Ele explora o folclore nacional como poucos autores contemporâneos sabem fazer.  Ainda por cima é jovem e sua escrita é muito boa, dinâmica e bem cuidada.

Temos dois personagens principais, Pedro Malasartes e Cosmo, um boto rosa que assume uma forma humana. Juntos enfrentam perigos e muitas aventuras para salvar os Ciprinos, um povo pouco conhecido e ameaçado de extinção. Vamos acompanhar como surge a amizade entre eles e como juntos vão enfrentar mil dificuldades para dar conta do projeto que se envolveram.

A trama deste livro, além de ser repleta de figuras interessantes e diferentes do nosso folclore, trabalha temas importantes, como valores humanos, honra, amizade, lealdade. Também aborda as dificuldades em lidar com as imperfeições humanas como a sede de riqueza, a competição desleal, a trapaça, a quebra de confiança, tudo de forma leve e interessante. Por isso mesmo, Gustavo consegue atingir e despertar o interesse de leitores de todas as idades e não apenas de leitores jovens.

O livro é muito bem escrito, a linguagem atual e interessante.  A história tem um ótimo ritmo. Como somos apresentados a muito personagens interessantes e diferentes, a leitura não é muito rápida, mas é fluida e o livro prendeu minha atenção até o último capítulo.

O livro é dividido em três partes: a missão, os sete desafios, o Carbúnculo. Acompanhei todas com interesse e muita curiosidade. Gustavo trabalha com charadas, suspense, tiradas espirituosas, que contribuíram muito para que eu gostasse desta incrível aventura.

Num determinado momento da leitura, ri alto, ao perceber um trecho de uma música do Raul Seixas, no meio da fala de um dos personagens. Gosto desta forma de escrita, da interação do autor com seu leitor, de quando o autor brinca sutilmente com o leitor mais atento. 

Atenção professores e escolas, este é um livro altamente recomendável para ser adotado como livro paradidático. Super recomendo esta leitura cheia de aventura.
Achei a capa maravilhosa, uma das mais bonitas da Editora Jangada, amei a combinação e a escolha das cores. Edição caprichada, com ótima diagramação. Letras em tamanho confortável, páginas amarelas, boa revisão. 

Além de muito talentoso, Gustavo é muito atencioso e querido, o conheci pessoalmente na Bienal do Livro 2018. Desde então acompanho com atenção e carinho sua trajetória e seu merecido sucesso.  Parabéns, Gustavo, que prazer ler um livro de um autor tão bacana e talentoso como você.

Missão Carbúnculo
Autor: Gustavo Rosseb
Ano: 2019
Páginas: 328
Editora: Jangada
Classificação 5/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Jangada



Comentários

  1. OI Clau, que livro interessante! Adorei a ideia de ter personagens do nosso folclore.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  2. Amei a indicação, estava curiosa mesmo por esse nome diferente do livro. Amo tudo o que explora nosso folclore, nossa cultura e parece que isso o autor fez com excelência. Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas