Pular para o conteúdo principal

Eu Li: A Guardiã de Muiraquitãs


Olá queridos leitores!
Hoje trago para vocês a resenha de um livro muito bacana, A Guardiã de Muiraquitãs, de Gustavo Rosseb, do nosso parceiro Grupo Editorial Pensamento, Selo Jangada

Sinopse

Neste segundo volume da série As Aventuras de Tibor Lobato, Sátir desaparece e seu irmão Tibor Lobato, junto com o amigo Rurique, partem em busca de pistas, numa jornada que envolve viagens subaquáticas, cidades fantasmas, ataques de lobisomens, botos e filhotes de saci. Quando os garotos pensam que as coisas não podem piorar, recebem um aviso da Guardiã de Muiraquitãs de que o último amuleto, que poderia garantir a vitória sobre a Cuca, foi roubado. Os rumores são de que o suposto ladrão é um forasteiro que ronda a Vila Serena, gerando muitas suspeitas e ainda mais mistérios. É chegada a hora de enfrentar a quaresma mais uma vez onde tentar sair ileso é uma tarefa quase impossível.

Minhas impressões

Este é o segundo livro da trilogia escrita pelo super talentoso Gustavo Rosseb. Eu adorei o primeiro livro, O Oitavo vilarejo   você pode reler a resenha dele aqui. Mês que vem vou ler o último livro, A Carruagem da morte

Após a leitura do primeiro livro, não via a hora de chegar este segundo e começar a leitura. Normalmente o segundo livro não costuma ser tão bom quanto o primeiro, mas não foi o que aconteceu aqui. Eu gostei tanto ou até mais deste segundo livro. A aventura começa com uma nova quaresma, que é onde coisas estranhas e sobrenaturais acontecem com nossos amigos Tibor Lobato, sua irmã Sátir e o amigo deles Rurique. Tibor que no começo do livro está impaciente em busca de aventuras vai tirar a barriga da miséria em termos de emoção! 

Neste livro surge um novo personagem, Rosa Bronze, vizinha do sítio da Vó Gaildes e uma menina que provocará o primeiro amor em Tibor.

Muitas emoções esperam nosso agora quarteto. O que eu acho mais legal nas tramas do Gustavo, além da ótima narrativa, é a presença de seres sobrenaturais brasileiros como a Cuca, o Saci. Neste livro outros personagens se juntam à esta turma, como o boto, o lobisomem e uma sereia.

A escrita do Gustavo é ótima, o livro mantém um ritmo delicioso, é uma leitura fluida e tão interessante que é impossível ficar muito tempo longe dele. Os personagens são carismáticos e afetivos. Acabo o livro doida para ler a última sequência desta trilogia e já com saudades dos personagens.

Recomendo muito esta leitura deliciosa para leitores de todas as idades, que gostem de fantasia e de tramas bem escritas. Leiam e depois me contem o que acharam, eu vou adorar saber.

Sobre o livro

A capa desta edição é linda e muito caprichada, adorei o predomínio do azul. Diagramação perfeita da Editora Jangada. Letras em tamanho confortável, páginas amarelas, ótimo espaçamento, sem erros de ortografia.

Um destaque muito especial, nos dois livros temos como bônus exclusivo, os Contos de Dona Mirta. São contos belíssimos, que Dona Mirta conta para a menina Rosa Bronze. Estes contos são ternos e muito especiais. Eu adorei!


Sobre o autor

Gustavo Rosseb é um nerd que nasceu em São Paulo em 1985. Formado em Rádio e TV, trabalha em vários ramos da arte. É vocalista e compositor do Capela, uma banda de música brasileira com três discos lançados, que já se apresentou em lugares como Rock in Rio e South by Southwest (EUA). Também é roteirista, trazendo em seu currículo trabalhos com publicidade e roteiros de séries e longas metragens. Como um bom descendente de mineiros, adora pão de queijo, queijo branco com goiabada e também ama ouvir histórias de assombração. O autor viajou para diversos cantos do país coletando contos e causos, histórias de nossos pais e avós, e transformou-os em aventuras para seus personagens. A Carruagem da Morte encerra a trilogia de Gustavo Rosseb e deixa na literatura um registro lúdico de lendas, crenças e mitos brasileiros. Recebeu o Prêmio "Coruja de Athena" pelo segundo lugar na categoria Romance no I Concurso Novos Talentos da Literatura José Endoença Martins 2016/2017 com o livro Vórtices (ainda não publicado) e foi finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura, na categoria Livro do Ano - 2017 com o livro A Guardiã de Muiraquitãs. No momento desenvolve Missão Carbúnculo, um livro que expande o universo criado em As Aventuras de Tibor Lobato. O Oitavo Vilarejo – o primeiro livro da série – tem os direitos cedidos à Parakino Filmes e ganhará as telonas dos cinemas em breve.  

A Guardiã de Muiraquitãs
Autor: Gustavo Rosseb
Ano: 2016
Páginas: 336
Editora: Jangada
Classificação 5/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Jangada | Autor | Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é