Eu Li: A Imensidão Intima dos Carneiros

Olá
A resenha de hoje é do livro A Imensidão Intima dos Carneirosescrito por Marcelo Maluf, Editora Reformatório.

Sinopse
Das distâncias entre as montanhas de Zahle e Santa Bárbara D'Oeste, entre 1920 e 2013, entre o império otomano e a ditadura brasileira, entre um avô e um neto e, da aproximação do fantástico com o autobiográfico, irrompe a narrativa deste romance evocativo, lírico e sensível sobre o medo e suas consequências. Assaad Simão Maluf veio do Líbano para o Brasil ainda menino, depois de viver uma tragédia na família, no ano de 1920. Marcelo, seu neto, não o conheceu. Quando nasceu, em janeiro de 1974, Assaad Simão já havia falecido. Apenas sabia de seu avô pelas histórias que contavam os seus pais e tios. Mas, na busca por compreender sua própria identidade e a dos seus antepassados, Marcelo se vê no ano de 1966, na casa do avô, na cidade de Santa Bárbara D`Oeste, interior de São Paulo. Sentado à janela da casa, Assaad escreve em um caderno suas memórias sobre a infância no Líbano, quando pastoreava carneiros nas montanhas de Zahle. Marcelo acompanha, como uma presença invisível, a escrita do avô, que está vivendo os seus últimos dias.


Esta leitura foi uma dica do Christian Assunção, que eu admiro muito e que tem um gosto literário muito parecido com o meu e por isso fico de olho nas suas leituras sempre. Como ele disse que esta foi uma das melhoras leituras que ele fez, separei para ler.

A leitura foi muito interessante e diferente porque mescla realismo fantástico com a poderosa herança de símbolos e sentimentos familiares. O livro narra a história de três gerações, avô, pai e filho. O filho, Marcelo, autor do livro, conta sua interpretação sobre fatos da vida do avô Assad.

Gostei muito deste personagem. Assad é carismático, teve uma vida permeada de sofrimentos, mas seguiu em frente. Veio para o Brasil, fugindo da violência em seu país e chegou como tantos imigrantes, sem sabe falar português, com saudades dos seus parentes. Emoções nem sempre vivenciadas...

Os carneiros são ao mesmo tempo pano de fundo e personagens da trama, assumindo em alguns momentos características humanas.

Um livro muito bem escrito, numa linguagem poderosa e envolvente. Uma  escrita com traços oníricos e repleta de sentimentos e afeições sutis. Personagens interessantes, fortes e ao mesmo tempo frágeis. 

Achei a capa super diferente e bacana. Não posso falar sobre a diagramação, pois li no Kindle, então não sei como é no livro físico.

Gostei muito desta leitura tão diferente e concordo com o Christian, vale a pena a leitura! Leia e me conte o que você achou.

Sobre o autor
Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Graduou-se em Arte-educação (2004) e fez mestrado em Artes, (2007) ambos pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2013 foi contemplado com a Bolsa de criação literário do Governo do Estado de São Paulo (ProAc) para o seu romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Editora Reformatório, 2015). Livro Finalista do Prêmio da APCA – 2015, Finalista do Prêmio Jabuti, 2016 e Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, 2016, na categoria autor estreante com mais de 40 anos. Escreveu ainda o livro de contos “Esquece tudo agora" (Editora Terracota, 2012), o infantil “As mil e uma histórias de Manuela” (Editora Autêntica, 2013), livro selecionado pelo PNLD- PNAIC (2014), e os infanto-juvenis “Jorge do Pântano que fica logo Ali” (FTD, 2008), e “Meu pai sabe voar” (FTD, 2009) este em parceria com Daniela Pinotti – livro selecionado pela FNLIJ para o catálogo da Feira de Bolonha - 2010. Tem contos publicados em diversas antologias e revistas literárias.

A Imensidão Intima dos Carneiros
Autor: Marcelo Maluf
Ano: 2015
Páginas: 152
Editora: Reformatório
Classificação 4/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Kindle (unlimited)



Comentários

  1. Oi Clauo! Achei muito interessante a ideia do livro em que animais tomam formas e se manifestam como humanos, com uma história tão chocante sobre refugiados. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  2. Por que esse livro está tão caro? Nosso não consigo entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não consigo ver seu nome por aqui.
      Levei um susto também com o preço!
      Normalmente o livro fica muito caro quando está esgotado e há muita procura. No meu entender, estes valores não se justificam
      Pesquisei o livro e vi que o e-book está com um valor bem acessível e ele está no Kindle UnLimited.
      Espero ter te ajudado
      Um abraço e obrigada pela visita!

      https://amzn.to/3JTeWuo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas