Eu Li: A Revolução dos Bichos (Em Quadrinhos)

Olá!
Hoje trago a resenha da graphic novel A Revolução dos bichos, de George Orwell, adpatado e ilustrado por Odyr, da nossa parceria com a Editora Companhia das Letras, selo Quadrinhos na cia.

Sinopse
Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell — e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.

Minhas impressões
Eu adoro ler HQ! São sempre leituras interessantes. Estava doida para ler este lançamento da Quadrinhos na cia, pois discutimos seu livro mais famoso, 1984, no nosso Clube da Leitura da Companhia das Letras.

Esta leitura foi ainda mais especial, pois em setembro tive o prazer de visitar a Editora Companhia das Letras e eles estavam produzindo o livro. Fiquei encantada com o trabalho minucioso e super caprichado do grande artista Odyr!

Esta é uma história muito atual, que fala de poder, de submissão, de inteligência e de manipulação de grupos. A trama é muito envolvente e você não consegue largar o livro antes do final da leitura. 
Sr. Jones é dono da Granja dos bichos, ele bebia a noite e ao recolher os bichos ao celeiro, estes começaram a se questionar sobre sua submissão. Decidiram que quem tinha duas pernas não era confiável e unidos bolaram uma forma de expulsar o dono da fazenda. O que começou como uma idéia original, transformou-se numa disputa acirrada de poder, onde interesses individuais se sobrepõe ao coletivo (como acontece quase sempre). Qualquer semelhança com a realidade não é coincidência. Leiam A Revolução dos bichos, vale super a pena! Recomendo muito esta leitura.
Sobre o livro
Este livro é uma obra de arte! Um dos livros mais bonitos que já li. Ilustrações lindas, fortes e impactantes, que transmitem toda força deste texto atemporal. Odyr fez uma ótima adaptação, conseguindo passar a mensagem da trama de forma magnífica. Adorei a capa, achei forte e incrível. Adorei o as cores escolhidas e o luminoso do título. A diagramação é ótima, desenhos coloridos e em tons de ocre combinam com a fazenda. A leitura  é fluida e muito, muito interessante. Adorei o formato do livro, que segue o mesmo tamanho maior, dos quadrinhos Desenhados um para o outro e A Origem do mundo. A Companhia das Letras arrasou mais uma vez nesta edição diferente e impactante.
A Revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Ano: 2018
Páginas: 176
Editora: Companhia das Letras
Classificação 5/5 - favoritado
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob

Comentários

  1. Caramba, que máximo deve ter ficado!!
    Amo essa obra, deveria ser obrigatória no ensino fundamental, onde o Homem habita, o perigo sempre existirá, nem é preciso tanto poder assim...imagine se o tiver.
    Em tempos de polarização, todos deveriam ler antes de eleger seus heróis como salvadores da pátria.
    Abração, Cláudia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia,
    Por acaso já ouvi falar muito do livro! Pelo que descreve é interessante e "caprichoso" ☺ Fiquei motivada para ler ☺ um beijinho grande 😘

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    P.s. segui o seu trabalho pelo G+

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas