Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Cenas Londrinas - Virginia Woolf

Olá!
Hoje eu trago para vocês este ótimo livro da Editora José Olympio, do Grupo Editorial Record.
Cenas Londrinas, de Virginia Woolf, é um dos livros de abril que recebi da nossa parceria com a Via de livros.
SinopseCenas londrinas compila seis crônicas nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por sua cidade natal. Virginia faz um retrato da década de 1930 ao observar o encanto da moderna Londres. Ao se deslocar para a perspectiva tanto de grandes homens quanto de cidadãos comuns, a autora oferece uma visão original, clara e atraente do movimento orgânico das ruas.
Ficha técnica
Título: Cenas Londrinas
Autor: Virginia Woolf
Ano: 2017 
Páginas: 96
Editora: José Olympio
Avaliação: 5/5
Livro cedido em parceria com a  editora
Para comprar: Amazon
Adicione o livro no Skoob
Achei a capa muito bonita e diferente. Adorei o contraste das cores também. Páginas amarelas, letras em tamanho confortável para leitura, bom espaçamento. Ótima diagramação, revisão perfeita.
O livro é composto de nove capítulos. Os ensaios que deram origem a ele, foram publicados originalmente entre 1931 e 1932 e continuam muito atuais. 
A escrita da Virginia é muito bonita, ela desenvolve um texto ágil e fluido, interessante de se acompanhar.  Seu olhar reflexivo,  nos leva a refletir como foi uma mulher a frente do seu tempo. Uma leitura diferente do que costumo ler e por isso mesmo, muito interessante.

Me senti passeando em Londres com Virginia Woolf. Este é o primeiro livro que leio da autora. Há alguns anos li  Vanessa e Virginia (Susan Sellers), cuja trama narra  detalhes do relacionamento de Virginia com sua irmã, Vanessa. Na época achei muito interessante e queria conhecer melhor esta autora tão intrigante e interessante, que tirou a própria vida ainda jovem e com uma carreira brilhante pela frente.
Este não é um livro sobre a autora, é um livro de observação. Virginia escreveu seis crônicas sobre Londres. Interessante notar como a autora "pinça" cenas aleatórias para compor suas histórias. As docas, maré, abadias e catedrais são cenários para nossa contemplação. A minha preferida foi Retrato de uma londrina. 
O livro serve como um passaporte. Virginia te conduzirá por uma Londres através do seu olhar e da sua contemplação. Recomendo muito a leitura desta jóia, deste presente, que merece ser degustado e apreciado. 
Estou pensando em sortear meu exemplar, o que você acha?



Comentários

  1. Li Orlando, Noite e Dia, As ondas e Mrs Dalloway porque tive uma fase bastante intensa de Virginia Woolf, também li o diário dela. Adoro Orlando. Um dos melhores dela, na minha opinião. Em português, para lhe ser sincera, li apenas 'noite e dia' e um diário dela. Mas já faz algum tempo. Esse que citou não conheço... se quiser sortear para mim, eu concordo. hahahaha (claro que isso foi uma brincadeira).


    bacio

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu li Ao Farol da Virginia e gostei muito. Esse já é uma leitura de diferente com as crônicas e acho que até gostaria mais. Fiquei interessada também por esse também junto com a irmã. Não sei onde vou parar com minha lista que só cresce, rs.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada da Virginia Woolf, mesmo sendo uma autora clássica e bem conhecida. Fiquei bem interessada nesse livro, primeiro por ser de crônicas, adoro esse tipo de leitura. E segundo porque Londres é um lugar pelo qual sou apaixonada, quero muito conhecer. Um livro que junta duas coisas que eu gosto? Certamente vai pra lista de leituras!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Já faz um tempo que tenho interesse em conhecer as obras da Virginia, li alguns livros onde a escrita dela era citada e fiquei bem curiosa. Lendo sua resenha relembrei meu desejo de conhecê-la.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Virgínia faz um verdadeiro retrato de uma Londres caricata e discrepante, que só existiu naque tempo e só é possível conhecer através de relatos ou textos, eu também li esse livro e gostei bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet