Pular para o conteúdo principal

Eu Li: Cenas Londrinas - Virginia Woolf

Olá!
Hoje eu trago para vocês este ótimo livro da Editora José Olympio, do Grupo Editorial Record.
Cenas Londrinas, de Virginia Woolf, é um dos livros de abril que recebi da nossa parceria com a Via de livros.
SinopseCenas londrinas compila seis crônicas nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por sua cidade natal. Virginia faz um retrato da década de 1930 ao observar o encanto da moderna Londres. Ao se deslocar para a perspectiva tanto de grandes homens quanto de cidadãos comuns, a autora oferece uma visão original, clara e atraente do movimento orgânico das ruas.
Ficha técnica
Título: Cenas Londrinas
Autor: Virginia Woolf
Ano: 2017 
Páginas: 96
Editora: José Olympio
Avaliação: 5/5
Livro cedido em parceria com a  editora
Para comprar: Amazon
Adicione o livro no Skoob
Achei a capa muito bonita e diferente. Adorei o contraste das cores também. Páginas amarelas, letras em tamanho confortável para leitura, bom espaçamento. Ótima diagramação, revisão perfeita.
O livro é composto de nove capítulos. Os ensaios que deram origem a ele, foram publicados originalmente entre 1931 e 1932 e continuam muito atuais. 
A escrita da Virginia é muito bonita, ela desenvolve um texto ágil e fluido, interessante de se acompanhar.  Seu olhar reflexivo,  nos leva a refletir como foi uma mulher a frente do seu tempo. Uma leitura diferente do que costumo ler e por isso mesmo, muito interessante.

Me senti passeando em Londres com Virginia Woolf. Este é o primeiro livro que leio da autora. Há alguns anos li  Vanessa e Virginia (Susan Sellers), cuja trama narra  detalhes do relacionamento de Virginia com sua irmã, Vanessa. Na época achei muito interessante e queria conhecer melhor esta autora tão intrigante e interessante, que tirou a própria vida ainda jovem e com uma carreira brilhante pela frente.
Este não é um livro sobre a autora, é um livro de observação. Virginia escreveu seis crônicas sobre Londres. Interessante notar como a autora "pinça" cenas aleatórias para compor suas histórias. As docas, maré, abadias e catedrais são cenários para nossa contemplação. A minha preferida foi Retrato de uma londrina. 
O livro serve como um passaporte. Virginia te conduzirá por uma Londres através do seu olhar e da sua contemplação. Recomendo muito a leitura desta jóia, deste presente, que merece ser degustado e apreciado. 
Estou pensando em sortear meu exemplar, o que você acha?



Comentários

  1. Li Orlando, Noite e Dia, As ondas e Mrs Dalloway porque tive uma fase bastante intensa de Virginia Woolf, também li o diário dela. Adoro Orlando. Um dos melhores dela, na minha opinião. Em português, para lhe ser sincera, li apenas 'noite e dia' e um diário dela. Mas já faz algum tempo. Esse que citou não conheço... se quiser sortear para mim, eu concordo. hahahaha (claro que isso foi uma brincadeira).


    bacio

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu li Ao Farol da Virginia e gostei muito. Esse já é uma leitura de diferente com as crônicas e acho que até gostaria mais. Fiquei interessada também por esse também junto com a irmã. Não sei onde vou parar com minha lista que só cresce, rs.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada da Virginia Woolf, mesmo sendo uma autora clássica e bem conhecida. Fiquei bem interessada nesse livro, primeiro por ser de crônicas, adoro esse tipo de leitura. E segundo porque Londres é um lugar pelo qual sou apaixonada, quero muito conhecer. Um livro que junta duas coisas que eu gosto? Certamente vai pra lista de leituras!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Já faz um tempo que tenho interesse em conhecer as obras da Virginia, li alguns livros onde a escrita dela era citada e fiquei bem curiosa. Lendo sua resenha relembrei meu desejo de conhecê-la.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Virgínia faz um verdadeiro retrato de uma Londres caricata e discrepante, que só existiu naque tempo e só é possível conhecer através de relatos ou textos, eu também li esse livro e gostei bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç