A Teta Racional

Título: A Teta Racional
Autora: Giovana Madalosso
Ano: 2016 
Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Grua


Sinopse: O feminino no mundo contemporâneo dá o norte para as histórias deste livro, em que a delicadeza e a dureza buscam uma possibilidade de reconciliação. No conto XX + XY, a narradora passa em revista pelo olho mágico o pai do seu filho que acaba de nascer. É feio mesmo ela pensa, antes de abrir a porta para aquele homem desengonçado com quem topou em uma festa, depois de não conseguir nada melhor. Seu filho lhe machuca o peito na difícil amamentação, que encara na solidão do apartamento onde vive. Amamentação também está presente no conto que dá nome ao livro, A teta racional, o ordenhar-se no banheiro da agência, onde se trabalha muito, para guardar o leite que seu nenê tomará dia seguinte, na sua ausência. O delicado Sentimento no. 1403, protagonizado por um olhar de encantamento com o mundo, coexiste com o duro Roleta russa, em que a transexual portadora do vírus da AIDS é convidada para uma festa em que o sexo corre livre sem preservativo. E nessa busca pela reconciliação, vive-se o desejo ou o repúdio da maternidade, o reencontrar com a amiga de juventude, uma noite em Istambul, uma viagem com a mãe pela costa da Califórnia. Vai surgindo, então, uma nova identidade para essa mulher que age e reage a essa realidade veloz e pragmática da qual faz parte. Selecionado na Segunda Temporada de Originais da Grua, em que foram escolhidos dois entre 240 livros, A TETA RACIONAL é o livro de estreia de Giovana Madalosso.


Quando recebi um e-mail da Giovana me convidando para ler seu livro eu fiquei muito feliz e me senti muito orgulhosa! Explico, Giovana tem uma escrita ótima e eu a acompanhava nas redes sociais. Foi com muito carinho e sentindo a responsabilidade da leitura que DEVOREI seu livro. 

Atenção, se você espera um livro "fofinho" que fale sobre amamentação, esqueça...não é este tipo de livro que você vai encontrar aqui. Você se deparará com uma escrita forte, intensa, por vezes um soco no estômago, e isso não é ruim, de forma alguma, é bom, muito bom! 

Giovana mostra neste seu livro de estréia um universo ágil e real, onde expectativas muitas vezes são completamente diferentes da realidade vivenciada e talvez por isso mesmo o livro encante tanto. A começar pelo título. Afinal o que é esta teta racional?! Teta, palavra muito falada e pouco escrita, que está  associada à emoção e claramente à maternidade. Giovana mostra diversas mães, mulheres exaustas, mães que questionam vínculos, que se despem de estereótipos e se mostram  humanas e frágeis. O livro mostra ainda ternura, compaixão e muita, muita emoção.

São dez contos com tramas interessantes e diferentes. Acompanhei cada um com interesse e muita curiosidade.
Prepare-se para um livro intenso, que te tirará da zona de conforto e do lugar comum. Estes, acredito, são os principais méritos do livro. Um livro ótimo, para ser lido sem moderação. Adorei a escrita da autora.

O livro tem ótima diagramação, adorei a capa, páginas amareladas e letras em tamanho confortável, que deixam a leitura ainda melhor. Linda edição da Editora Grua Livros.
Livro cedido pela autora
Super recomendo!!

Você pode comprar a Teta Racional direto no site da editora: aqui. Também está à venda em todas as grandes livrarias: Cultura, Saraiva, FNAC, Livraria da Vila, Martins Fontes...

Sobre a autora: Giovana Madalosso nasceu em Curitiba, em 1975, e vive em São Paulo. É formada em Jornalismo pela UFPR. Durante quinze anos, trabalhou como redatora publicitária. Além de literatura, hoje também escreve roteiros para TV. 
Acompanhe o trabalho da Giovana pelo Facebook e pelo Instagram.


Comentários

  1. Sou apaixonada por livros e ler a sua opinião me deu mais ainda vontade de lê-lo. Assuntos relacionados à maternidade me despertam o interesse, ainda mais um tema tão pouco falado, que são as dificuldades da maternidade. Com certeza irei ler. Já não vejo a hora de tê-los em minha mão e começar a devorar. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sinopse e de sua resenha, me deu vontade de ler.. Mas sou suspeito, amo livros, leio o que me colocam na mão!

    ResponderExcluir
  3. Um livro que desnuda a maternidade e foge do estereótipo de que tudo é fácil e intuitivo. Achei interessante a abordagem da autora em colocar questões que muitos colocam debaixo do tapete para forjar sorrisos o tempo todo.

    ResponderExcluir
  4. A sinopse do livro já é incrível imagino como não deva ser a leita dele de capa a capa! Super interessante a abordagem que a leitora usou!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a abordagem do livro! Uma maternidade real, cheia e improvisos e imprevistos... como ela é de verdade!
    Fiquei super interessada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas