Pular para o conteúdo principal

A Teta Racional

Título: A Teta Racional
Autora: Giovana Madalosso
Ano: 2016 
Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Grua


Sinopse: O feminino no mundo contemporâneo dá o norte para as histórias deste livro, em que a delicadeza e a dureza buscam uma possibilidade de reconciliação. No conto XX + XY, a narradora passa em revista pelo olho mágico o pai do seu filho que acaba de nascer. É feio mesmo ela pensa, antes de abrir a porta para aquele homem desengonçado com quem topou em uma festa, depois de não conseguir nada melhor. Seu filho lhe machuca o peito na difícil amamentação, que encara na solidão do apartamento onde vive. Amamentação também está presente no conto que dá nome ao livro, A teta racional, o ordenhar-se no banheiro da agência, onde se trabalha muito, para guardar o leite que seu nenê tomará dia seguinte, na sua ausência. O delicado Sentimento no. 1403, protagonizado por um olhar de encantamento com o mundo, coexiste com o duro Roleta russa, em que a transexual portadora do vírus da AIDS é convidada para uma festa em que o sexo corre livre sem preservativo. E nessa busca pela reconciliação, vive-se o desejo ou o repúdio da maternidade, o reencontrar com a amiga de juventude, uma noite em Istambul, uma viagem com a mãe pela costa da Califórnia. Vai surgindo, então, uma nova identidade para essa mulher que age e reage a essa realidade veloz e pragmática da qual faz parte. Selecionado na Segunda Temporada de Originais da Grua, em que foram escolhidos dois entre 240 livros, A TETA RACIONAL é o livro de estreia de Giovana Madalosso.


Quando recebi um e-mail da Giovana me convidando para ler seu livro eu fiquei muito feliz e me senti muito orgulhosa! Explico, Giovana tem uma escrita ótima e eu a acompanhava nas redes sociais. Foi com muito carinho e sentindo a responsabilidade da leitura que DEVOREI seu livro. 

Atenção, se você espera um livro "fofinho" que fale sobre amamentação, esqueça...não é este tipo de livro que você vai encontrar aqui. Você se deparará com uma escrita forte, intensa, por vezes um soco no estômago, e isso não é ruim, de forma alguma, é bom, muito bom! 

Giovana mostra neste seu livro de estréia um universo ágil e real, onde expectativas muitas vezes são completamente diferentes da realidade vivenciada e talvez por isso mesmo o livro encante tanto. A começar pelo título. Afinal o que é esta teta racional?! Teta, palavra muito falada e pouco escrita, que está  associada à emoção e claramente à maternidade. Giovana mostra diversas mães, mulheres exaustas, mães que questionam vínculos, que se despem de estereótipos e se mostram  humanas e frágeis. O livro mostra ainda ternura, compaixão e muita, muita emoção.

São dez contos com tramas interessantes e diferentes. Acompanhei cada um com interesse e muita curiosidade.
Prepare-se para um livro intenso, que te tirará da zona de conforto e do lugar comum. Estes, acredito, são os principais méritos do livro. Um livro ótimo, para ser lido sem moderação. Adorei a escrita da autora.

O livro tem ótima diagramação, adorei a capa, páginas amareladas e letras em tamanho confortável, que deixam a leitura ainda melhor. Linda edição da Editora Grua Livros.
Livro cedido pela autora
Super recomendo!!

Você pode comprar a Teta Racional direto no site da editora: aqui. Também está à venda em todas as grandes livrarias: Cultura, Saraiva, FNAC, Livraria da Vila, Martins Fontes...

Sobre a autora: Giovana Madalosso nasceu em Curitiba, em 1975, e vive em São Paulo. É formada em Jornalismo pela UFPR. Durante quinze anos, trabalhou como redatora publicitária. Além de literatura, hoje também escreve roteiros para TV. 
Acompanhe o trabalho da Giovana pelo Facebook e pelo Instagram.


Comentários

  1. Sou apaixonada por livros e ler a sua opinião me deu mais ainda vontade de lê-lo. Assuntos relacionados à maternidade me despertam o interesse, ainda mais um tema tão pouco falado, que são as dificuldades da maternidade. Com certeza irei ler. Já não vejo a hora de tê-los em minha mão e começar a devorar. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sinopse e de sua resenha, me deu vontade de ler.. Mas sou suspeito, amo livros, leio o que me colocam na mão!

    ResponderExcluir
  3. Um livro que desnuda a maternidade e foge do estereótipo de que tudo é fácil e intuitivo. Achei interessante a abordagem da autora em colocar questões que muitos colocam debaixo do tapete para forjar sorrisos o tempo todo.

    ResponderExcluir
  4. A sinopse do livro já é incrível imagino como não deva ser a leita dele de capa a capa! Super interessante a abordagem que a leitora usou!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a abordagem do livro! Uma maternidade real, cheia e improvisos e imprevistos... como ela é de verdade!
    Fiquei super interessada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç