Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva Aliança dos Blogs! Todos os meses, eu e dois amigos blogueiros super queridos: a Danielle e o Tom, apresentamos nos nossos BLOGS, as postagens da ALIANÇA DOS BLOGS.
Pensamos com muito carinho e cuidado no que agradaria nossos leitores e esperamos que vocês gostem da nossa seleção!
Neste ano mudamos a data da postagem e vocês terão posts inéditos sempre na primeira quarta feira do mês. Sempre com um tema diferente para compartilhar com vocês. Esta é a décima primeira postagem, a penúltima do ano, neste projeto que amamos.
O tema deste mês é ANCESTRALIDADE e eu selecionei alguns livros sobre este tema tão especial para compartilhar com vocês. Adorei estas leituras, que trazem reflexões tão importantes e necessárias. Vamos conferir?
Um compilado de textos interessantes e importantes sobre os rios e sua importância no futuro. Não dá para pensar em futuro esquecendo do passado. Um livro curtinho que mostra que a ancestralidade também está na natureza e na forma como lidamos com ela. Muito bom.
Um livro sensível, poético, simbólico e que proporciona reflexões poderosas.
Num povoado distante nasceu um menino com orelhas em formato de conchas, perfeitas para guardar as memórias do seu povo. Ele esculpia potes e dentro deles guardava as histórias que escutava. Um livro sobre o dom transformador das palavras, sobre o poder terapêutico das histórias. Conta sobre ancestralidade, lutas, perdas e memórias. Quando me perguntam qual livro eu recomendo para dar de presente, este, seguramente, é um dos primeiros que me vêm à mente!

No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. Discutimos no nosso Clube MãeLiteratura foi uma discussão muito afetiva, com direito às lembranças das nossas leituras, despertadas pela leitura. Este é o poder mágico do livro, pode também nos transportar ao passado, aos afetos vivenciados. A ancestralidade que vem do feminino, muito bom.

Um romance de formação, bem escrito e emocionante. Este livro me trouxe reflexões importantes e poderosas. Até que ponto o amor pelo pai pode nortear toda a vida do seu filho? O livro mostra a jornada de Samir, em busca não apenas do pai, mas do resgate de si mesmo, da sua individualidade, do seu amor próprio, do seu afeto pelas pessoas próximas. Ele precisa sair da anestesia que o limita e viver sua vida. E neste ponto o livro se torna vigoroso e muito bonito. Um relato poderoso sobre o impacto da ancestralidade e da figura paterna.

Que livro bom! Favoritado! Adriana tem uma escrita linda e poética e constrói um universo cheio de intensidade e cores rústicas, nesta trama tão original e visceral. O narrador é um feto, que volta ao passado da sua família, uma família matriarcal, de mulheres fortes, para acompanhar os desfechos e vislumbrar os porquês dos dramas familiares. O livro tem ternura, tristeza, amor, vigor, ancestralidade e descendência. Eu amei o universo que a autora construiu onde não fica exatamente claro o que é sonho, o que é realidade, pois o ambiente onírico permeia toda a trama. É uma história para ser sentida, mais do que raciocinada.
O que você achou desta postagem? Leu ou gostaria de ler algum destes livros? Tem algum nesta temática para me recomendar? Me conta, eu vou adorar saber.
Não deixe de passar nos blogs participantes, para conferir as postagens dos nossos amigos:
Tom Dutra: "Ancestralidade é o tema do mês da Aliança dos Blogs e pra mim é impossível pensar em ancestrais sem lembrar de Mulan! Tanto a versão animada como a live-action são ótimas e nessa Blogagem Coletiva falo um pouquinho das duas, vem conferir!"
Postagens relacionadas:
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder. Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário